• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
cozinha cordial, cozinheira, comida, cozinheira em casa

Sobre a gastronomia afetiva 

A Cozinha Cordial nasceu da minha vontade em cozinhar algo que aquecesse o coração das pessoas.

 

Pensando no nome que daria ao projeto gastronomia, me veio à cabeça uma chefe que tive no primeiro estágio que fiz em jornalismo. Ela costumava assinar seus emails profissionais com "Cordialmente". Dizia ela (e concordo) que as mensagens corporativas eram muito frias, imparciais e que isso não tinha nada a ver com sua personalidade. "Cordialmente me representa muito mais", dizia.

 

Cordial, além da imagem que temos de gentileza e trato cortês, significa "do coração", afetuoso, amoroso, sincero, franco.

 

Lendo um pouco mais sobre seu significado, vi que como substantivo, cordial é um medicamento (ou uma bebida?) que ativa a circulação sanguínea; que restaura as forças.

 

Pronto! É isso. Quero que tudo que saia desta cozinha traga conforto, alento, carinho às pessoas.

 

Além das receitas que vai encontrar por aqui, você também pode nos acompanhar todo domingo, por volta das 14h55min, no Revista CBN. 
Com história, curiosidades e receitas de diversas cozinhas do mundo, você confere também entrevistas com chefs de cozinha, especialistas e estudiosos deste universo tão encantador.

Seja bem-vindo a esta Cozinha! Puxe uma cadeira, sente-se e fique à vontade!

Quem cozinha

Sou Sílvia Sibalde. Jornalista por formação e cozinheira por vocação. Paulistana de nascimento e pernambucana de coração, sempre achei o preparo do alimento algo mágico. E por isso, muito distante de qualquer obrigação doméstica. 

 

Por acaso, foi da minha mãe que herdei esse gosto, observando-a cozinhar, assistindo pelas manhãs ao programa de TV "Cozinha Maravilhosa da Ofélia", comendo muito e provando tudo. 

É na cozinha que transformo o melhor de mim em algo palatável.


Depois de dez anos trabalhando como jornalista, decidi florescer o que estava aqui dentro há algum tempo. Então, me formei no Curso Objetivo Chef da Escola Wilma Kovesi. Hoje, divido meu tempo entre as palavras e a cozinha.