Recentes

Brownie


Assim como muitas outras receitas, o brownie tem sua origem cercada de lendas e mitos.

A mais famosa diz que uma dona de casa nos Estados Unidos estava fazendo um bolo de chocolate e se esqueceu de acrescentar fermento à massa. Após assar e perceber que não tinha crescido, resolveu servir as fatias soladas.

Mas, esta história se baseia em um livro de receitas publicado em 1912, seis anos após a primeira receita de brownie de chocolate ser publicada.

Segundo a história, o primeiro registro de uma receita de brownie apareceu em 1896, no livro The Boston Cooking - School Cook Book.

O autêntico brownie, como é conhecido hoje, surgiu dez anos mais tarde, em 1906, na nova edição do mesmo livro de cozinha.

A receita levava uma quantidade maior de chocolate do que a usada nos bolos regulares. Os indícios e registros apontam os Estados Unidos como seu país de origem.

Ao longo dos anos, o preparo do brownie foi mudando e outros ingredientes foram incorporados como as castanhas, as frutas secas e as caldas.

Preparados para colocar a mão na massa?

Essa é uma daquelas receitas vapt-vupt e que fazem sucesso entre os convidados.

Vamos pra cozinha?

Ingredientes

380 g de chocolate meio amargo 70%

250 g de manteiga sem sal 5 ovos 250 g de açúcar 1 colher (chá) de essência de baunilha

70g. de castanhas de sua preferência picadas grosseiramente 150 g de farinha de trigo

Modo de fazer

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Depois, incorpore o açúcar, os ovos, a essência de baunilha e as castanhas, misturando bem.

Por último, peneire a farinha de trigo e acrescente à massa, misturando delicadamente, até que fique homogêneo. Leve ao forno a 180°, por 20 a 30 minutos em assadeira (25x25 cm) untada e forrada com papel manteiga.

Você pode servi-lo morno acompanhado de uma bola de sorvete de creme ou frio para acompanhar uma fumegante xícara de café ou de chá.

Seja feliz!

Aqui, você confere o boletim para o Revista CBN.