• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Sopa de cebola

18/08/2019

 

Detectar a origem exata de preparos tão tradicionais, como já percebemos por aqui, não é tarefa fácil. A sopa de cebola é preparada por toda a França.

Muitos estudiosos acreditam que ela nasceu na região de Lyon, no sudeste do país.

É muito comum ouvir dizer que a popular sopa francesa teria sido inventada por um rei Luis, não se sabe se o XIV ou o XVI, que na calada da noite percebeu que só tinha cebola, manteiga e queijo na cozinha. Uma lenda um pouco improvável, vamos combinar, né? Os reis não se interessavam em saber o que tinha na despensa e não preparavam sua própria comida.

A história pode ser simpática, mas não dá pra imaginar um pomposo rei francês picando cebolas num ataque de fome durante a madrugada. 

De acordo com o Livro da Cozinha Clássica, do Silvio Lancelloti, o prato teve origem em meados do século 12, com um velho hábito dos gauleses de colocar uma fatia de pão num prato fundo e, por cima, depositar o líquido resultante do cozimento de legumes e carnes. Esta era uma das tradicionais refeições noturnas da época.

No início, a sopa de cebola era vista como alimento dos camponeses e pobres, já que as cebolas eram cultivadas em todo o lugar e não havia nada de especial nelas.

Mas, a mistura de cebolas caramelizadas, carne, pão e queijo gruyère derretido em um sabor clássico, independentemente de ser o prato da realeza ou dos servos.

Existem também especulações de que o prato teria suas raízes no período das invasões romanas e desde então é bastante popular.

Bom, agora que já conhecemos um pouco sobre a história da sopa de cebola, vamos pra cozinha?

 

Você vai precisar de:

 

Ingredientes

 

1/4 de xícara de chá de manteiga

3 cebolas em rodelas

1 colher de chá de açúcar

1 colher de sopa de farinha de trigo

2 1/2 xícaras de chá de água

2 1/2 xícara de chá de caldo de carne

tomilho a gosto

sal e pimenta do reino branca a gosto

1 baguete cortada em rodelas

250g. de queijo gruyère ralado

 

Modo de fazer

 

Numa panela com capacidade para 4 litros, refogue na manteiga em fogo baixo, as cebolas e o açúcar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Adicione a farinha e mexa até que fique homogêneo e com um tom bege claro. Na sequência, adicione a água, o caldo e o tomilho. Tempere com sal e pimenta. Tampe e deixe levantar fervura. Em fogo baixo, deixe cozinhar por 30 minutos.

Divida a sopa em 4 tigelas individuais refratárias e coloque 1 fatia de pão torrado sobre cada uma delas. Polvilhe uma generosa quantidade de queijo gruyère sobre a torrada.

Disponha as tigelas numa assadeira e leve ao forno a 250° por 10 minutos ou até que o queijo derreta.

Deixe descansar por uns minutinhos antes de servir. Seja feliz!

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload