Patacones

19/05/2019

 foto - Amigofoods

 

Os patacones nada mais são do que pedaços de banana da terra verde fritos, muito consumidos na cozinha colombiana como acompanhamento para qualquer prato e também como um petisco.

Este nome deriva da primeira moeda da América Latina - el patacón. Arrendondada, amarela, com o centro marcado pelas sementinhas negras, de fato, lembram a moeda.

É um prato típico de toda a América espanhola e recebe nomes variados, sendo consumido com sopa, arroz e frango, com carnes ou servido com algo por cima, como petisco.

Os patacones são feitos com plátanos, aqui no Brasil, a banana da terra. 

Os latino-americanos de língua espanhola dividem os frutos em bananas e plátanos. Ao primeiro grupo correspondem todas as que são ingeridas cruas, como as bananas nanica, maçã e prata e, ao segundo grupo, que contém mais fécula e por isso necessitam de cozimento ou fritura para serem consumidos. A banana da terra é uma dessas.

Para fazer o patacón, a banana da terra tem de estar verde.

E aí, preparados para colocar a mão na massa?

 

Para fazer os patacones, você vai precisar de:

 

Ingredientes

 

2 bananas da terra verdes

1 xícara de chá de óleo

sal a gosto

 

Modo de fazer

 

Descasque as bananas com a ajuda de uma faca e a divida em 4 ou 6 pedaços, dependendo do tamanho da banana.

Coloque o óleo numa panela funda e leve ao fogo. Antes que ele esteja completamente quente, frite os pedaços de banana. Não é preciso deixar dourar por completo. Esta etapa é para amolecer as bananas.

A medida que estiverem fritas, escorra as bananas em uma travessa forrada com papel toalha.

Quando estiverem bem sequinhas, estique papel filme sobre a pia, coloque um pedaço de banana frita e dobre o papel filme, cobrindo a banana. Com o auxílio de uma xícara ou algum recipiente redondo, amasse a banana até que a xícara encoste na pia.

Você vai perceber que a banana virou um mini disco. Retire a banana do papel filme e reserve. Repita este processo com todos os pedaços.

Aqueça novamente o óleo e desta vez espere que ele esteja bem quente e frite novamente os discos de banana por cerca de 3 minutos.

Escorra em papel toalha, tempere com sal a gosto e seja feliz!

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

Please reload

Recentes

24/11/2019

29/09/2019

15/09/2019

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle