• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Ropa vieja

12/05/2019

 foto - Pale OMG

 

Trata-se de uma carne cozida com muitos temperos e servida desfiada para acompanhar arroz, feijão, batatas ou para rechear arepas, empanadas, tortas. É como um ragu de carne, cheio de aroma e sabor.

Muitos acreditam que este prato foi concebido em Cuba. Mas, há versões que remontam sua origem à Espanha medieval.

O método de elaboração do prato se adaptou à época dos judeus espanhóis, quando os cozidos eram os pratos mais comuns do momento, devido à escassez e aos recursos limitados da população, aproveitavam ao máximo todos os ingredientes. E foi aí que surgiu a ideia de desfiar a carne, que poderia ser de boi, frango ou porco, e desta maneira, fazer render mais.

Esta forma de cozinhar a carne se estendeu por toda a Espanha até que surgiram as lendas ao redor de sua origem. Uma delas conta que um pobre senhor não tinha o que dar de comer a sua família e que foi buscar no seu armário trapos velhos, que os desfiou e assim, fez um cozido. Diz a história que neste momento lhe apareceu uma divindade e lhe concedeu um milagre - e converteu os retalhos de roupa em carne e por este motivo, o prato leva este nome - ropa vieja.

Há a versão de que imigrantes das Ilhas Canárias importaram este prato das Américas, principalmente a países do Mar do Caribe. E por isso, a predileção deste prato em países como Porto Rico, Santo Domingo, Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica, México e especialmente Cuba.

Interessantes todas estas histórias, não? E aí, preparados para colocar a mão na massa? Vamos pra cozinha?

 

Você vai precisar de:

 

Ingredientes

 

1 peça de fraldinha

2 folhas de louro

1 cebola grande picada

1/2 pimentão verde cortado em finas fatias

1/2 pimentão vermelho cortado tb em finas fatias

4 dentes de alho picados

1/2 xícara de molho de tomate

1/2 xícara de vinho branco seco

1/2 xícara de caldo de carne

1/2 colher de cominho em pó

orégano, sal e pimenta do reino a gosto

água

azeite

salsinha picada para finalizar

 

Modo de fazer

 

Depois de limpar a peça de carne, retirando o excesso de gordura, tempere-a com sal e pimenta. Em uma panela de pressão, em fogo baixo, adicione um pouco de azeite e sele a peça de carne por cerca de 2 minutos de cada lado. Em seguida, acrescente as duas folhas de louro, adicione água até que a peça esteja completamente coberta. Feche a panela e, em fogo médio, deixe que pegue pressão. A partir daí, conte 30 minutos e desligue.

Retire a peça da panela, deixe-a esfriar e reserve o caldo. 

Com a ajuda de um garfo, desfie toda a carne.

Em uma panela grande, adicione três colheres de azeite e frite alho e cebola. Quando começarem a soltar água, acrescente os pimentões. Tempere com sal e pimenta e deixe que tudo se misture e se incorpore bem por mais ou menos 3 minutos.

Junte o vinho branco e deixe reduzir. Depois, tempere com cominho, o orégano e, por último, o molho de tomate. Quando tudo estiver bem incorporado, adicione o caldo de carne. Deixe tudo cozinhando por alguns minutos em fogo baixo.

Por último, acrescente a carne desfiada. Tempere com mais sal e pimenta se preciso. Se achar necessário, adicione um pouco mais de caldo de carne e deixe apurar.

Finalize com salsinha fresca picada.

Seja feliz!

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload