• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Doce de leite

28/04/2019

foto - La cocina magica 

 

Na Argentina, a iguaria é considerada patrimônio cultural alimentar e gastronômico e foi por lá que definiram até o dia mundial do doce de leite, comemorado em 11 de outubro.

No Brasil há regiões de produção leiteira que exaltam a produção do doce, como o estado de Minas Gerais e a cidade pernambucana de Afrânio, onde a sobremesa foi recentemente oficializada como patrimônio local.

Na Argentina há a lenda de que o doce de leite tenha sido inventado em 1829, quando a cozinheira do então governador da Província de Buenos Aires, Juan Manuel de Rosas, esqueceu leite com açúcar no fogo.

Há também uma lenda muito parecida na França, atribuindo a invenção do doce de leite ao cozinheiro distraído de Napoleão Bonaparte, em 1804.

Há quem diga que originalmente o doce de leite era comido e preparado na Indonésia, no sudeste da Ásia, e de lá foi levado para as ilhas Filipinas, por volta do século 6.

Das ilhas Filipinas que em meados do século XVI caíram sob domínio espanhol, o doce de leite chegou à América, especificamente à área de Acapulco, no México.

Outra curiosidade é que o doce de leite tem nomes diferentes em países latino-americanos.

Aqui no Brasil - doce de leite; Dulce de leche, na Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Equador e partes da Colômbia e Venezuela.

No México, o doce leva o nome de cajeta; na Venezuela, Guatemala e parte da Colômbia, é chamado de arequipe; na Nicarágua - cajeta de manjar de leche; no Chile e no Equador - manjar; em parte da Bolívia, no Peru e no Panamá - manjar blanco e em Cuba - fanguito.

Interessante, né?

E aí, preparados para fazer o seu próprio doce de leite?

 

Você vai precisar de:

 

Ingredientes

 

5 litros de leite integral

3 Kg. de açúcar

1 favo de baunilha

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

 

Modo de fazer

 

Em uma panela bem grande, disponha todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que adquira cor e consistência de doce. 

Coma sozinho ou use-o como ingrediente de bolos, tortas, sorvetes e sobremesas.

Seja feliz!

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload