• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Panquecas

21/04/2019

 foto: Andrew Scrivani

 

Tipo de massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, a panqueca é feita basicamente com ovos, farinha e leite. Há receitas que levam fermento ou outros ingredientes.

As american pancakes, por exemplo, levam fermento na massa e são servidas, geralmente, com mel, xarope de bordo ou geleia por cima.

Na maioria dos países da América do Sul, as panquecas são totalmente diferentes das norte-americanas. São salgadas, finas, enroladas e recheadas.

Outra diferença é que são consumidas no almoço ou no jantar e, não no café da manhã como as pancakes.

Assim como muitos pratos, a panqueca não tem uma origem certa. Há evidências de que a massa de panqueca surgiu na pré-história, quando ovos, leite ou água e sementes secas eram misturados e depois cozidos em panelas de barro rasas, formando algo parecido com o que nós conhecemos hoje por panqueca.

A versão mais conhecida, no entanto, diz que o feito se deve a uma mulher que acidentalmente derramou mingau na chapa quente do fogão à lenha e percebeu que além de cozinhar muito rápido, ele se transformava em uma massa maleável e gostosa.

 

Pancake

 

Ingredientes

 

1 ovo

1/2 xícara de chá de leite

1 colher de sopa de óleo

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de fermento em pó

 

Modo de fazer

 

Em um recipiente, bata o ovo com um garfo ou um fouet, junte o leite, o óleo e misture bem. Adicione os ingredientes secos e vá misturando, tomando o cuidado para não formar grumos. O último ingrediente a ser acrescentado deve ser o fermento.

Esquente uma frigideira pequena em fogo baixo, unte com um pouco de manteiga e com a ajuda de uma concha, disponibilize um pouco da massa no centro da frigideira e faça com que ela ocupe toda frigideira. Quando a massa começar a formar buraquinhos, hora de virar o lado. Com a ajuda de uma espátula, vire e deixe cozinhar o outro lado.

Repita o processo até terminar a massa.

Sirva com mel ou geleia de sua preferência.

Seja feliz! :)

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload