Tapas

17/03/2019

 

É muito comum na Espanha as pessoas saírem de tapas no fim da tarde ou nos fins de semana, às vezes até preferem tapear a fazer refeições tradicionais.

Há algumas histórias sobre a possível origem das tapas. E todas elas são curiosas.

Uma das mais antigas teorias remonta ao reino de Alfonso X, El Sabio, que durante um período de enfermidade, lhe foi receitado algumas taças de vinho. Ele comia pequenos pedaços de comida entre um gole e outro para amenizar os efeitos do álcool. Das acomodações reais para as tabernas da época, o costume se formou e já não se servia mais somente a bebida - sempre vinha acompanhada de um aperitivo para "tapear" a bebedeira.

Ainda neste mesmo período, outra teoria conta que durante o reinado dos Reis Católicos, devido ao grande número de acidentes causados pelos condutores de carroças embriagados ao sair das tabernas, os taberneiros se viram obrigados a servirem alguns aperitivos com vinho ou cerveja.

Os aperitivos vinham em um pratinho que era posto sobre o copo e só se deveria beber depois de comer. Logo, estes aperitivos serviam de tampa, uma tapa.

Também há a versão de que Fernando II de Aragón solicitou que fosse coberta a sua taça de vinho, já que havia muitas moscas no local. Atendendo ao pedido, o taberneiro trouxe um pedaço de salame ou presunto dizendo "Aquí tiene su tapa, majestad".

Se conta também que as tapas nasceram no século XX, na Andaluzia, precisamente em Almería, onde se colocavam fatias de lombo de porco sobre a taça de vinho para que não perdesse seu sabor e aroma.

Seja qual for sua origem, as tapas fazem parte do patrimônio cultural da Espanha e se adaptaram à personalidade e gostos de cada região daquele país e em todo mundo triunfa como a arte de comer em pé.

 

E aí, vamos pra cozinha? Temos uma sugestão de tapas, mas você pode fazer com o que tem à mão. Use a criatividade.

 

Para uma porção de seis tapas, você vai precisar de:

 

Ingredientes

 

6 fatias médias de baguete tostadas

6 fatias bem finas de presunto cru

100g. de ricota fresca

10 damascos picados

azeite

sal

pimenta do reino

 

Modo de fazer

 

Em um recipiente, coloque a ricota, tempere com sal, pimenta do reino e azeite até que vire uma pasta. Adicione os damascos e mexa bem. 

Passe esta pasta em cada uma das fatias de baguete e leve ao forno para uma leve aquecida. Retire do forno e com cuidado enrole uma a uma com as fatias de presunto cru.

Sirva em seguida como aperitivo.

Seja feliz!

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

Please reload

Recentes

24/11/2019

29/09/2019

15/09/2019

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle