• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Croque monsieur

10/02/2019

foto - Esbetia 

 

Há muitas versões sobre a origem deste famoso misto-quente banhado a molho bechamel e gratinado ao forno.

Há quem diga que sua origem é na verdade na Inglaterra, onde encontramos um sanduíche feito de queijo levado ao forno - o "welsh rabbit" - e considera-se que o croque monsieur é a versão francesa desse sanduíche inglês, com acréscimo de presunto. Diz a história que o "welsh rabbit" ou coelho do País de Gales seria uma gozação dos ingleses aos primos pobres gauleses, que comiam o sanduíche de queijo e não tinham dinheiro para comer carne de coelho.

Há ainda a versão do historiador Renè Girard que credita a origem do croque a um café em Paris, em 1901. Dizia-se pelas ruas que o dono do tal café era canibal. A história havia sido inventada por seus concorrentes, cansados do sucesso do café. Então, para desbancar as más línguas, ele criou um sanduíche preparado com pão de forma no lugar da baguete, tostou e o levou ao forno para dourar. 

Um dos clientes, curioso com a invenção, perguntou ao dono da casa - "Que carne é essa?". Então, o homem respondeu: "Isso é a carne de um senhor". Chocados com a resposta, os clientes espalharam a notícia do sanduíche crocante, que ficou conhecido como croque monsieur - senhor crocante.

Outra versão sobre a origem do croque diz que aborígenes da Austrália costumavam comer a caça do dia pressionando a carne entre duas fatias de massa de trigo no topo de uma fogueira, usando um utensílio de madeira e ferro que formava um tipo de misto-quente.

 

Bom, independentemente da origem, o croque monsieur é uma delícia, não? Mas, para funcionar, é preciso ser preparado de um modo bem específico. 

Vamos pra cozinha?

 

Ingredientes

 

2 fatias de pão de forma

2 fatias de presunto royale ou de presunto cru

100g. de queijo emmental ralado grosso

30g. de manteiga

30g. de farinha de trigo

375 ml. de leite quente

noz moscada

sal

pimenta do reino

 

Modo de fazer

 

Para começar, vamos preparar o molho bechamel.

Em uma panela, adicione a manteiga até derreter. Então, acrescente a farinha de trigo, mexendo sem parar e deixe que a mistura cozinhe por cerca de 2 minutos ou até que a farinha comece a dourar.

Depois, vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sem parar para não formar grumos. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada e deixe cozinhar até engrossar. Reserve.

Agora, vamos preparar o sanduíche. Em um dos lados, passe um pouco de manteiga nas fatias de pão de forma e toste em frigideira, em fogo baixo.

No outro lado, passe um pouco de manteiga, coloque o presunto e metade do queijo ralado. Feche o sanduíche e coloque em uma travessa. Cubra com o molho bechamel e com o restante do queijo ralado. Gratine no forno a 180°C por dez minutos.

Sirva em seguida.

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload