Recentes

Bolo de reis


Aqui no Brasil, embora a data seja parte do calendário festivo de virada do ano, este dia costuma passar batido. A Igreja Católica celebra hoje a adoração do menino Jesus por Gaspar, Belchior e Baltazar, os três reis magos.

O bolo de reis tem como símbolo os presentes oferecidos por eles ao menino Jesus. A parte exterior simboliza o ouro, as frutas secas representam a mirra e o incenso é representado pelo perfumado aroma do bolo.

Em muitas culturas, a ocasião é marcada pelo gesto de desmontar a árvore de Natal, e claro, pelo delicioso bolo de reis. Nós herdamos essa receita dos portugueses, que por sua vez, se inspiraram em uma receita francesa.

Os dois são bem diferentes; os franceses o preparam com massa folhada e o que conhecemos leva massa convencional, enriquecida com frutas secas, cristalizadas e vinho do porto. Há outras interpretações deste bolo também.

As receitas são diferentes, mas há dois pontos sempre respeitados - o formato circular, que lembra uma coroa de rei e a tradição de esconder uma fava dentro da massa.

Diz a lenda que quem come essa fatia com a fava terá sorte e prosperidade no ano novo. E, conforme essa tradição, quem recebe essa fatia, deve oferecer o bolo de reis no ano seguinte.

Interessante, né? Agora é hora de colocar a mão na massa! Vamos pra cozinha?

Bolo de reis

Ingredientes

250 g de açúcar; 250 ml de água; 100 ml de vinho do Porto; 350 g de farinha de trigo; 40 g de manteiga; 20 ml de óleo; 1 ovo; 8 g de fermento em pó; 4 g de bicarbonato de sódio; 1 g de sal refinado; 150 g de passas brancas; 150 g de frutas cristalizadas picadas; 120 g de nozes; Nozes e frutas cristalizadas para decorar

P/ o fondant branco (calda)

30 ml de leite integral; 180 g de açúcar de confeiteiro; Suco de ½ limão-taiti; Raspas de limão-taiti a gosto

Modo de fazer

Para começar, ferva a água. Acrescente as passas e as 150 g de frutas cristalizadas, cubra e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, junte o vinho e deixe descansar por mais 10 minutos. Derreta a manteiga em banho-maria, misture o óleo e junte à mistura de vinho e frutas. Peneire os ingredientes secos e acrescente à mistura de frutas. Junte o ovo batido e as nozes picadas. Misture delicadamente até obter uma massa homogênea. Coloque em uma forma redonda com furo no meio, untada, e leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 50 minutos. Enquanto isso, prepare o fondant: aqueça o leite e junte o açúcar, misturando bem. Acrescente o suco e as raspas de limão e misture um pouco mais. Deixe esfriar. Retire o bolo do forno, cubra ainda quente com o fondant branco e decore com as nozes e as frutas cristalizadas.

Seja feliz. :)

Aqui, o boletim para o Revista CBN.


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle