• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Tâmara

23/12/2018

 

Originária de regiões áridas e semiáridas do Oriente Médio, no Egito, a tamareira era considerada sagrada e sua folha, símbolo do deus Heh, que representava a eternidade. Mais tarde, passou a ser símbolo de fecundidade, fertilidade e vitória.

Da tamareira tudo se aproveita. A fruta, além de consumida pura, fresca ou desidratada, ou em alimentos processados, é utilizada pela indústria na fabricação de farinha, açúcar, vinagre, licor, aguardente e vinho. Dela, ainda se extrai o palmito, também usado na nossa alimentação. O tronco e as folhas são usados para produzir combustível, móveis, cestos e cordas.

Egito, Arábia Saudita e Iraque estão entre os grandes exportadores da fruta.

Na cozinha, a tâmara tem vários usos, tanto para receitas doces como salgadas - molhos, bolos, pudins, mousses, docinhos, tortas, biscoitos e pães. 

Por ser uma fruta muito doce, é usada no preparo de geleias, licor, aguardente, vinagre, álcool e passa. Podem também serem batidas com leite ou iogurte. Além de sabor, dão doçura às bebidas.

As passas de tâmara ficam deliciosas com recheios doces e salgados. Experimente recheá-la com morango ou ainda envolve-la com bacon e assá-la.

Se processada com aveia, nozes, amêndoas ou linhaça, por exemplo, a tâmara é base perfeita para tortinhas naturais e não precisam ser assadas.

 

Bombom de tâmara

 

Ingredientes

 

300g. de tâmaras

100g. de nozes ou de amêndoas 

150g. de chocolate meio amargo (70%)

 

Modo de fazer

 

Triture as tâmaras junto às amêndoas (ou nozes). Isso formará uma pasta compacta.

Com as mãos molhadas, faça bolinhas e disponha-as em uma forma, levemente untada com manteiga. Leve à geladeira.

Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria. e reserve. Retire os bombons da geladeira e com a ajuda de um garfo, mergulhe os bombons, um a um, no chocolate até que esteja totalmente envolvido pelo chocolate.

Disponha os bombons na forma e retorne para a geladeira por pelo menos três horas.

Sirva em forminhas.

Seja feliz! :)

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload