Aspargo

Considerado há séculos uma iguaria, pertence à família do lírio comestível e seu cultivo está tão disseminado pelo mundo que é possível encontrar aspargo o ano inteiro.
Os gregos e romanos atribuíam ao aspargo propriedades terapêuticas, capazes de curar tudo, desde reumatismo até dor de dentes.
A planta do aspargo parece um pinheiro pequeno. A parte comestível é o rebento, semelhante ao broto de bambu, que se desenvolve a partir da raiz e que deve ser cortado, à altura do chão, logo que sai da superfície.
O aspargo é muito perecível, frágil e extremamente sensível à desidratação.
Podemos encontrar variedades nas ores verde, branca e avermelhada.
Na cozinha, ele tem muitos usos, sendo utilizado fresco, em sopas, refogados, suflês, risotos, conservas e saladas.
Salada rica
Ingredientes (duas porções grandes)
10 aspargos frescos
500g. de camarão fresco e limpo
150g. de tomate cereja cortados ao meio
1 cebola grande picada em meia lua
1 colher de sopa de mel
sal
azeite
pimenta do reino
Modo de preparo
Depois de limpar os aspargos, cozinhe-os em água fervente por aproximadamente 5 min. (ou até que fique al dente) e, em seguida, coloque-os em um recipiente com água gelada. Isso vai garantir que cesse o cozimento dos aspargos, além de deixá-los com um verde vibrante incrível. Corte-os em dois ou três pedaços. Reserve.
Com os camarões limpos e descacados, tempero-os com sal e pimenta do reino e dpeois frite-os rapidamente em azeite (até que os dois lados fiquem rosados). Reserve.
Na mesma frigideira, acrescente um pouco mais de azeite e frite, em fogo baixo, a cebola em meia lua até que fique bem dourada. (quando começar a soltar água, adicione o mel)
Em um recipiente, junte todos os ingredientes, misture bem. Acerte sal e pimenta.
Salada pronta!
Aqui, o boletim para o Revista CBN.