• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Abóbora

04/08/2018

Originária da América, era parte da base da alimentação das civilizações asteca, inca e maia. Pertence à mesma família da melancia, do melão, do chuchu e do pepino.

As abóboras mais facilmente encontradas são a moranga, a de pescoço e a japonesa ou cabotiá, de casca verde-escura.

Na hora de comprar, escolha as de casca sem brilho. Casca com brilho indica que foi colhida muito nova e não vai amadurecer completamente, perdendo qualidade. Dê preferência a frutos sem machucados, ferimentos e sem sinais de mofo.

A abóbora pode ser encontrada inteira ou já descascada, picada em pedaços e embalada. Se vc for comprar cortada, verifique se o produto está refrigerado. Quando mantido fora da geladeira, se estraga rapidamente.

A abóbora é uma hortaliça muito versátil e dela tudo, tudo mesmo se aproveita. Pode ser consumida como salada, em cozidos, refogados, sopas, curau, sob a forma de purê, pães, bolos, pudins e doces. 

As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Para isso, lave-as bem, seque-as com um pano limpo ou com papel absorvente, tempere com sal e pimenta do reino e leve ao forno por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

Para fazer doces, dê preferência à abóbora do tipo seca. Para pudins e cremes, os três tipos podem ser usados. Para pratos salgados, a japonesa ou cabotiá é a mais indicada.

Aqui no Brasil, não temos esse hábito, mas no México, a flor da abóbora é muito consumida e é uma delícia!

 

Sopa de abóbora com gorgonzola

 

Ingredientes

 

1 Kg de abóbora japonesa ou cabotiá cortada em cubos médios (com a casca)

1,5 l de caldo de legumes ou de frango

1 cebola grande picada

1 folha de louro

sal

pimenta do reino

azeite

200g. de gorgonzola em cubos

 

Modo de fazer

 

Em uma panela funda, frite em azeite a cebola temperada com sal e pimenta até que fique dourada. Junte a abóbora e misture bem.

Adicione o caldo, a folha de louro e, em fogo baixo, por cerca de 25 minutos, deixe a abóbora cozinhar.

Depois disso, retire a folha de louro, e bata tudo no liquidificador. Volte para a panela, acerte sal e pimenta e desligue.

Sirva com pequenos pedaços de gorgonzola.

Seja feliz! :)

 

Aqui, o boletim para a Revista CBN.

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes

24/11/2019

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

Please reload