• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Polenta mole com ragu de cogumelos e ovo poché

24/05/2018

 

Eu já disse aqui que amo polenta, angu e afins... um creminho de milho salgado acompanhado de qualquer coisa certamente seria meu último pedido antes da morte se assim me fosse dada a oportunidade.

Juntei hoje três paixões - polenta, cogumelos e ovo. Pense num prato capaz de suprir carências emocionais... este aqui, meu bem! Vem comigo! ;)

 

Ingredientes

 

p/ a polenta

 

1 litro de caldo de legumes (ou de sua preferência)

1 1/2 xícara de farinha de milho fina (própria para polenta)

sal a gosto

 

p/ o ragu

 

1 cebola grande

200g. de cogumelos paris

200g. de cogumelos pleurótus

200g. de cogumelos shimeji

100 ml. de vinho branco seco

raspas de 1 limão siciliano

manteiga sem sal

sal

pimenta do reino

salsinha e cebolinha a gosto

 

p/ o ovo poché

 

1 ovo

água

1 colher de sopa de vinagre

sal 

pimenta do reino

 

Modo de fazer

 

Para o ragu de cogumelos, você vai precisar, antes de tudo, limpá-los. Como já possuem uma grende quantidade de água, o ideal é limpar usando um pano limpo e uma faca para retirar a terra ou alguma outra sujeira.

Feito isso, hora de salteá-los. Como cada um possui uma quantidade de água diferente, o ideal é saltear cada tipo separadamente.

Em uma frigideira, com um pouco de manteiga, despeje os cogumelos, acrescente sal e mexa de vez em quando até que toda água evapore.

Vá colocando os cogumelos em um recipiente à parte. Depois de salteados, não há problema que se misturem. 

Em seguida, pique a cebola, refogue-a na mesma frigideira onde os cogumelos foram salteados, até que fiquem douradas. Na sequência, despeje os cogumelos, envolva-os nesse refogado de cebola e se preciso, acrescente um pouco mais de manteiga. Deixe que toda água (se ainda houver) evapore.

Coloque o vinho, as raspas de limão e deixe que todo álcool evapore. Acerte o sal e a pimenta do reino. Finalize com salsinha e cebolinha a gosto.

Hora da polenta.

Em uma panela de tamanho médio, acrescente o caldo e esquente-o. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e vá acrescentando a farinha de milho aos poucos, sem parar de mexer para não embolorar.

Vá devagar até adquirir uma consistência firme, mas não muito. (mais ou menos 20 min.). Continue mexendo, agora sem acrescentar farinha de milho, até que esteja cozida (mais uns 15 min.)

Polenta pronta.

Para o ovo poché - é importante que o ovo seja novo. Como saber isso? Se você compra em supermercado, verifique a data de validade. Quanto mais próxima dela, mais velho ele está. Quanto mais novo ele for, mais uniforme ficará seu ovo poché.

Quebre um ovo, com cuidado, em uma xícara de chá.

Em uma panela pequena, porém funda, acrescente água até 2/3 de sua capacidade. Adicione o vinagre e leve ao fogo até levantar fervura.

Depois disso, abaixe o fogo e com um fouet, mexa a água em círculos até formar um redemoinho. Com cuidado, coloque o ovo neste redemoinho e espere que ele cozinhe por 3 minutos.

Você pode ajudar com uma espátula para que a clara não se disperse na água.

Após, os três minutos, retire com uma escumadeira e sirva em seguida encima do ragu que acompanhará a polenta.

Tempere com sal e pimenta do reino.

Seja feliz! :)

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload