Pinhão

O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai se abrindo até liberar o pinhão.
Cozido, assado ou usado como ingrediente em pratos típicos, seu sabor amanteigado conquista paladares.
Há registros de que tenha sido importante na alimentação de povos indígenas. Hoje, tem presença forte na culinária do Sul do Brasil. E por isso também, ele está associado a frio, aconchego e às festas desta região do País.
Além de cozido com sal, podemos consumi-lo de inúmeras formas - em saladas, farofas, pães, bolos, risotos, sobremesas, cremes... enfim, seu uso é bastante vasto na cozinha. Por isso, aproveite a época para investir em receitas com a semente!
Farofa de pinhão
Ingredientes
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
80g. de manteiga sem sal
150g. de pinhão cozido e cortado em fatias de espessura média
250g. de farinha de mandioca
sal
pimenta do reino
salsinha a gosto
Modo de fazer
Primeiro, cozinhe o pinhão. Lave-os bem e em seguida, corte as pontinhas. Os que estiverem escuros, descarte. Já passaram do ponto de consumo. Em uma panela de pressão, coloque água até que cubra todo o pinhão e leve ao fogo alto. Quando começar a chiar, conte 30 minutos e desligue.
Quando toda pressão da panela sair, descarte a água e ainda quente, descasque os pinhões. Corte em fatias médias e reserve.
Em uma outra panela, frite a cebola na manteiga até que fique bem dourada. Quando estiver quase no ponto, acrescente o alho.
Em seguida, adicione o pinhão e mexa bem, em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta do reino e vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sem parar.
Tempere com salsinha a gosto. Acerte sal e pimenta.
Farofa pronta.
Aqui, o boletim para o Revista CBN.
#farofa #farinhademandioca #pinhão #semente #pinha #cozinhacordialnorádio