• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Cará

14/04/2018

De origem africana, ele foi trazido para o Brasil pelos escravos e se adaptou muito bem ao clima daqui.

O cará pode ter tamanhos e formatos diferentes e pesar de 500g a 3 Kg.

Na hora de comprar, escolha aqueles que estiverem firmes, sem partes mofadas ou amolecidas e evite os murchos ou brotados.

Ele permanece bem conservado pro mais de 15 dias sem refrigeração, desde que mantido em local fresco, escuro e arejado. Se guardado em geladeira por muito tempo, ele absorve umidade e amolece; seu sabor é alterado e a brotação acelera.

Sua textura lembra bastante o de uma batata inglesa e, por isso, podemos usá-lo em pratos como sopas, caldos, purês, refogados. Podemos utilizá-lo ainda em pães, bolos, cremes, biscoitos, pirão, panquecas e tortas.

As utilizações são muitas, mas ele cozido só com água e sal, pra ser comido ainda quente com manteiga já é uma delícia e pode ser uma ótima opção para o café da manhã ou para o lanche.

 

Cará rosti

 

Ingredientes

 

1 cará de tamanho médio descascado

200 ml. de molho de tomate

200g. de peperoni

350g. de mussarela ralada

50g. de manteiga

sal

pimenta do reino

orégano

 

Modo de fazer

 

Com o cará descascado, coloque-o inteiro para cozinhar até que esteja firme, mas um garfo consiga perfurá-lo.

Com a ajuda de um pano limpo, rale (na parte mais grossa) o cará. Você perceberá que estará meio viscoso. Isto é o amido e é normal que aconteça. Tempere com sal e pimenta do reino.

Com todo o cará ralado, hora de montar. Em uma frigideira antiaderente, e em fogo baixo, coloque um pouco de manteiga e, depois distribua parte do cará, formando uma camada de espessura média.

Em seguida, espalhe um pouco de molho de tomate, depois uma camada de peperoni e, por último de mussarela. Tempere com orégano a gosto e disponha mais uma camada de cará ralado, pressionando-a contra as outras camadas.

Quando vir que a primeira camada de cará começou a ficar dourada, vire com cuidado para que a segunda camada de cará cozinhe também. Se precisar, acrescente mais um pouco de manteiga à frigideira.

Quando estiver dourada como a outra, desligue e sirva na sequência.

Seja feliz! :)

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload