• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Louro

24/03/2018

 

Muito conhecido aqui por seu aroma único e também por suas propriedades medicinais, suas folhas tiveram outra finalidade na Grécia Antiga - eram usadas para confeccionar coroas que seriam entregues aos atletas campeões de provas olímpicas e aos reis de Roma, na época de César. Por isso, esta coroa de louros tornou-se símbolo de vitória e conquista. Tanto que até hoje usa-se o termo "laureado" pra dizer que alguém ganhou um prêmio, conquistou algo.

No Brasil, há vários tipos de louro - louro branco, cravo, pimenta, rosa e vermelho são alguns.

Para conservá-lo, em sua forma fresca, guarde suas folhas, depois de limpas, em recipiente fechado ou em saco plástico, na geladeira. Seco ou desidratado, guarde-o em vidro fechado em local protegido de umidade e luminosidade.

De sabor bem forte, não deve ser usado em grandes quantidades.

A folha de louro libera seu sabor aos poucos e por isso, é bem utilizada em preparações de cozimento longo como sopas, ensopados, cozidos e também marinadas e picles.

O louro também faz parte do bouquet garni, que é um amarrado de temperos, usado em caldos e molhos. Combina muito com feijão, lentilha, leguminosas.

É bastante utilizado no preparo de frango, carneiro, carne de boi, peixes e frutos do mar.

Uma dica bacana é que as folhas de louro devem ser partidas e levemente amassadas para que liberem melhor todo seu aroma.

As folhas frescas têm sabor mais amargo do que as secas. Quando seco, o louro fica com sabor mais potente.

O louro pode ser encontrado também em pó. Mas muito cuidado na hora de usá-lo - uma folha equivale a menos de um quarto de colher de chá do louro em pó e, ao contrário da folha, ele não pode ser retirado durante a preparação da comida.

 

Caldo de legumes

 

Ingredientes

 

5 litro de água

3 cebolas grandes cortadas em quatro

2 cenouras descascadas e cortadas em rodelas médias

3 cravos

2 folhas de louro

 

Modo de fazer

 

Em uma panela de tamanho grande, disponibilize todos os ingredientes e leve em fogo baixo, até que o caldo reduza 1/3 de seu volume.

Espere esfriar e guarde em recipientes com tampa em congelador para uso na cozinha.

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload