• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Alho

03/02/2018

 

O alho é um bulbo, que chamamos de cabeça, formado por um conjunto de bulbilhos, que são os dentes.

Na hora de comprar, escolha cabeças firmes, com a casca, a haste e as raízes secas. Deixe de lado, alho choco, murcho, brotado, úmido ou com sinais de mofo e bolor.

Desde que conservado em local arejado, seco e escuro em temperatura ambiente, o alho dura por um longo período de tempo.

A umidade contribui para o seu rápido apodrecimento. Por isso, não se deve guarda-lo em geladeira, a menos que seja já descascado, o que pode ser feito em um recipiente com tampa. Sob estas condições, dura em média cinco dias.

Se você quiser, também pode tritura-lo com sal, formando uma pasta. Desta forma, pode ser conservado por bastante tempo, tanto em temperatura ambiente como refrigerado.

Duas dicas pra quem usa o alho com frequência na cozinha - a maneira mais fácil e rápida de descasca-lo é pressionando o corpo da faca contra o dente de alho até esmaga-lo. A casca sairá por inteira e com muita facilidade. Essa técnica é ótima se você não for precisar dos dentes de alho inteiros na sua receita.

Na hora de refogar, fique atento - utilize sempre fogo baixo e não deixe queimar, já que desta forma, ele fica bem amargo e pode prejudicar o sabor do seu prato.

Se você for usar alho e cebola, refogue primeiro a cebola, já que ela tem maior quantidade de água. Depois que a cebola começar a soltar água, adicione o alho.

Assado, o alho se solta da casca com facilidade e forma uma pasta bem suave e pode ser usado de muitas formas - para ser servido com pães e torradas em uma entrada, para temperar molhos e saladas.

Cru, ele é ingrediente para a marinada de carnes, de qualquer tipo.

 

Pasta de alho assado

 

Ingredientes

 

1 cabeça de alho inteira com as pontas levemente cortadas

200g. de requeijão cremoso

1/2 xícara de café de tomilho fresco

sal

pimenta do reino

azeite

 

Modo de fazer

 

Leve a cabeça de alho para assar por cerca de 20 min. em forno pré-aquecido a 180°C.

Depois disso, descasque-a completamente. Você vai perceber que o alho virou uma pasta. Agora é só acrescentar os outros ingredientes e temperar com sal e pimenta do reino a gosto, misturando bem.

Pronto! Você pode usar para uma entrada ou para aquela reunião em casa com os amigos. Aproveite!

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload