Cozinha Cordial - Natal 2017

Esta é uma época muito rica em frutas; que tal usá-las para fazer uma mesa bem tropical, com a cara do Brasil e também aproveitar para fazer algumas das sobremesas que podem compor o seu Natal?
Vamos começar pela tradicional rabanada? Como é que você prepara a sua?
Estou sugerindo lá no site que você use brioche e em vez de fritar, assar. Fica tão boa quanto a frita, acredite!
O segredo desta receita está no tempero do leite que você vai usar para molhar o pão. Vamos usar baunilha, raspas de laranja, vinho do porto, canela e doce de leite. Vamos ferver todos estes ingredientes no leite e deixar na geladeira de um dia para o outro. Isso vai fazer toda diferença.
Faça e me conte o que achou.
Rabanada assada
Ingredientes
1 pão de mandioca (amanhecido) cortado em fatias médias de espessura grossa
500 ml. de leite integral
1 xícara de chá de doce de leite
1 colher de sopa de vinho do porto
raspas de uma laranja pêra
1 canela em pau
raspas de 1 baunilha cumaru
2 ovos levemente batidos
açúcar e canela para polvilhar
Modo de fazer
Comece pelo leite, misturando a ele o doce de leite, o vinho do porto, as raspas de laranja e de baunilha e a canela. Leve ao fogo até ferver. Desligue. Deixe esfriar e leve à geladeira para descansar por, pelo menos 12h.
No dia seguinte, disponha em pratos diferentes, as fatias de pão, os ovos, o leite, e o açúcar com canela.
Pegue o pão, e um a um, mergulhe rapidamente as fatias dos dois lados no leite, em seguida no ovo e, por último no açúcar e canela.
Vá dispondo as fatias em um refratário, de modo que elas não encostem uma na outra. Ao final do processo, leve ao forno pré-aquecido a 180°C por, aproximadamente, 30 min.
Finalize com mais açúcar e canela e sirva com sorvete de sua preferência ou com uma fumegante xícara de café.
Uma fruta deliciosa que costumamos ver com mais frequência nesta época do ano é a cereja. Que tal preparar uma torta e servir com sorvete? Hummm...
Torta de cereja
Ingredientes react-text: 312 (serve 6 pessoas) /react-text
p/ massa
220g. de farinha de trigo
100g. de açúcar de confeiteiro
130g. de manteiga sem sal gelada, em pequenos cubos
¼ de xícara de água bem gelada
1 ovo
sal
1 gema para pincelar
p/ recheio
600g. de cerejas frescas sem caroço
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
raspas e suco de 1 limão siciliano
Modo de fazer
Peneire farinha, sal e açúcar. Junte a manteiga, incorporando-a com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e vá acrescentando a água gelada até formar uma massa concisa. Enrole em papel filme e deixe descansar na geladeira por 30 min.
Depois disso, abra a massa com rolo em uma superfície protegida com papel filme e em seguida, forre uma forma (de fundo removível ou não) com ela. Depois disso, faça furos em toda massa ou forre-a com papel manteiga e use algum peso sobre ele - feijão, por exemplo, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que fique dourada. Reserve.
Abra o restante da massa com o rolo e corte tiras de massa para formar um trançado. É mais fácil fazer isso antes de sobrepor a massa no recheio; assim, você cobre a torta já com o trançado pronto e não corre o risco de sujar a massa com recheio durante a feitura do trançado. Reserve.
Junte todos os ingredientes do recheio e disponha sobre a massa pré-assada. Em seguida, arrume o trançado sobre a torta, pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que o recheio esteja borbulhando e a massa bem dourada.
Deixe descansar por aproximadamente 1h30min e sirva. Sozinha é bem boa. Acompanhada de sorvete ou de creme batido também fica bem gostosa. :)
Outra sobremesa que o Cozinha Cordial propõe para a sua ceia é um pudim de coco com calda de frutas amarelas. É super prático, rápido e delicioso. Vamos aproveitar também a oferta de maracujá, manga e laranja desta época para fazer a calda, que fica mais azedinha e cai muito bem com o pudim de coco mais doce.
Pudim de coco com calda de frutas amarelas
Ingredientes
p/ o pudim
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado)
1 vidro de leite de coco
1 envelope de gelatina sem sabor
p/ a calda
2 maracujás grandes
1/2 manga do tipo palmer
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de água
Modo de fazer
Distribua um pouco de açúcar (1/4 de xícara) em uma forma de pudim de modo que toda a circunferência fique coberta e leve ao fogo baixo até formar uma calda. Reserve.
No liquidificador, junte o leite condensado, o creme de leite, o leite, o leite de coco e a gelatina já hidratada conforme a indicação do fabricante. Bata tudo e na sequência, despeje com cuidado na forma em que foi feita a calda de açúcar.
Leve à geladeira por quatro horas.
Enquanto adquire a consistência certa, faça a calda de frutas amarelas.
Em uma panela, junte a polpa dos dois maracujás, a manga cortada em cubos, o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que a mistura adquira consistência espessa e brilhante. Isso deve acontecer mais ou menos 15 min. depois que você colocou os ingredientes no fogo.
Passe a calda por uma peneira, deixando um pouco das sementes do maracujá.
Deixe esfriar.
Assim que o pudim estiver pronto, desenforme-o e coloque a calda de frutas amarelas por cima.
#sobremesa #Natal #rabanada #torta #cereja #pudimdecoco #frutasamarelas #maracujá #manga