• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Cozinha Cordial - Natal 2017

23/12/2017

Esta é uma época muito rica em frutas; que tal usá-las para fazer uma mesa bem tropical, com a cara do Brasil e também aproveitar para fazer algumas das sobremesas que podem compor o seu Natal?

Vamos começar pela tradicional rabanada? Como é que você prepara a sua?

Estou sugerindo lá no site que você use brioche e em vez de fritar, assar. Fica tão boa quanto a frita, acredite! 

O segredo desta receita está no tempero do leite que você vai usar para molhar o pão. Vamos usar baunilha, raspas de laranja, vinho do porto, canela e doce de leite. Vamos ferver todos estes ingredientes no leite e deixar na geladeira de um dia para o outro. Isso vai fazer toda diferença.

Faça e me conte o que achou.

 

Rabanada assada

 

Ingredientes

 

1 pão de mandioca (amanhecido) cortado em fatias médias de espessura grossa

500 ml. de leite integral

1 xícara de chá de doce de leite

1 colher de sopa de vinho do porto

raspas de uma laranja pêra

1 canela em pau

raspas de 1 baunilha cumaru

2 ovos levemente batidos

açúcar e canela para polvilhar

 

Modo de fazer

 

Comece pelo leite, misturando a ele o doce de leite, o vinho do porto, as raspas de laranja e de baunilha e a canela. Leve ao fogo até ferver. Desligue. Deixe esfriar e leve à geladeira para descansar por, pelo menos 12h.

No dia seguinte, disponha em pratos diferentes, as fatias de pão, os ovos, o leite, e o açúcar com canela.

Pegue o pão, e um a um, mergulhe rapidamente as fatias dos dois lados no leite, em seguida no ovo e, por último no açúcar e canela.

Vá dispondo as fatias em um refratário, de modo que elas não encostem uma na outra. Ao final do processo, leve ao forno pré-aquecido a 180°C por, aproximadamente, 30 min.

Finalize com mais açúcar e canela e sirva com sorvete de sua preferência ou com uma fumegante xícara de café.

 

Uma fruta deliciosa que costumamos ver com mais frequência nesta época do ano é a cereja. Que tal preparar uma torta e servir com sorvete? Hummm... 

 

Torta de cereja

 

Ingredientes (serve 6 pessoas)

 

p/ massa

 

220g. de farinha de trigo

100g. de açúcar de confeiteiro

130g. de manteiga sem sal gelada, em pequenos cubos

¼ de xícara de água bem gelada 

1 ovo

sal

1 gema para pincelar

 

 

p/ recheio

 

600g. de cerejas frescas sem caroço

4 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de farinha de trigo

raspas e suco de 1 limão siciliano

 

 

Modo de fazer

 

Peneire farinha, sal e açúcar. Junte a manteiga, incorporando-a com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e vá acrescentando a água gelada até formar uma massa concisa. Enrole em papel filme e deixe descansar na geladeira por 30 min.

Depois disso, abra a massa com rolo em uma superfície protegida com papel filme e em seguida, forre uma forma (de fundo removível ou não) com ela. Depois disso, faça furos em toda massa ou forre-a com papel manteiga e use algum peso sobre ele - feijão, por exemplo, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que fique dourada. Reserve.

Abra o restante da massa com o rolo e corte tiras de massa para formar um trançado. É mais fácil fazer isso antes de sobrepor a massa no recheio; assim, você cobre a torta já com o trançado pronto e não corre o risco de sujar a massa com recheio durante a feitura do trançado. Reserve.

Junte todos os ingredientes do recheio e disponha sobre a massa pré-assada. Em seguida, arrume o trançado sobre a torta, pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que o recheio esteja borbulhando e a massa bem dourada.

Deixe descansar por aproximadamente 1h30min e sirva. Sozinha é bem boa. Acompanhada de sorvete ou de creme batido também fica bem gostosa. :)

 

Outra sobremesa que o Cozinha Cordial propõe para a sua ceia é um pudim de coco com calda de frutas amarelas. É super prático, rápido e delicioso. Vamos aproveitar também a oferta de maracujá, manga e laranja desta época para fazer a calda, que fica mais azedinha e cai muito bem com o pudim de coco mais doce.

 

Pudim de coco com calda de frutas amarelas

 

Ingredientes

 

p/ o pudim

 

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado)

1 vidro de leite de coco

1 envelope de gelatina sem sabor

 

p/ a calda

 

2 maracujás grandes

1/2 manga do tipo palmer

4 colheres de sopa de açúcar

1/2 xícara de água

 

Modo de fazer

 

Distribua um pouco de açúcar (1/4 de xícara) em uma forma de pudim de modo que toda a circunferência fique coberta e leve ao fogo baixo até formar uma calda. Reserve.

No liquidificador, junte o leite condensado, o creme de leite, o leite, o leite de coco e a gelatina já hidratada conforme a indicação do fabricante. Bata tudo e na sequência, despeje com cuidado na forma em que foi feita a calda de açúcar.

Leve à geladeira por quatro horas.

 

Enquanto adquire a consistência certa, faça a calda de frutas amarelas.

Em uma panela, junte a polpa dos dois maracujás, a manga cortada em cubos, o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que a mistura adquira consistência espessa e brilhante. Isso deve acontecer mais ou menos 15 min. depois que você colocou os ingredientes no fogo.

Passe a calda por uma peneira, deixando um pouco das sementes do maracujá. 

Deixe esfriar.

 

Assim que o pudim estiver pronto, desenforme-o e coloque a calda de frutas amarelas por cima.

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload