Rabanada

Eu AMO rabanada, mas na casa da minha mãe, nunca foi tradição fazer a delícia no Natal. Se quisesse matar a vontade, ou comprava ou filava algumas na casa de amigos.
Mas o meu receio, embora goste muito do doce, era se estaria oleosa. Sabe aquela sensação de óleo na boca? Então, isso me fazia recusar a iguaria só em olhar pra ela.
Pesquisei algumas receitas de rabanada assada e pegando uma dica aqui, outra ali, montei um passo a passo, testei, provei e aprovei.
Para escolher o pão, me lembrei da receita de um professor que fez, numa aula, uma rabanada com inspiração francesa e ele usou brioche e ficou delicioso.
Pois bem, o problema foi que no dia de comprar os ingredientes, eu não achei brioche perto da minha casa e acabei comprando pão de mandioca.
Você vai me dizer - mas, não tem nada a ver! Não tem, mas funcionou muito. Muito mesmo.
Outra questão importante para o sabor da rabanada foi o "tempero" do leite. Além de ingredientes incríveis, o leite foi fervido com eles e passou a noite inteira descansando lindamente na geladeira. Isso fez toda diferença, acredite!
Bom, dito isto, vamos pra cozinha?
Ingredientes
1 pão de mandioca (amanhecido) cortado em fatias médias de espessura grossa
500 ml. de leite integral
1 xícara de chá de doce de leite
1 colher de sopa de vinho do porto
raspas de uma laranja pêra
1 canela em pau
raspas de 1 baunilha cumaru
2 ovos levemente batidos
açúcar e canela para polvilhar
Modo de fazer
Comece pelo leite, misturando a ele o doce de leite, o vinho do porto, as raspas de laranja e de baunilha e a canela. Leve ao fogo até ferver. Desligue. Deixe esfriar e leve à geladeira para descansar por, pelo menos 12h.
No dia seguinte, disponha em pratos diferentes, as fatias de pão, os ovos, o leite, e o açúcar com canela.
Pegue o pão, e um a um, mergulhe rapidamente as fatias dos dois lados no leite, em seguida no ovo e, por último no açúcar e canela.
Vá dispondo as fatias em um refratário, de modo que elas não encostem uma na outra. Ao final do processo, leve ao forno pré-aquecido a 180°C por, aproximadamente, 30 min.
Finalize com mais açúcar e canela e sirva com sorvete de sua preferência ou com uma fumegante xícara de café. Seja feliz! :)

