• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Rabanada

20/12/2017

Eu AMO rabanada, mas na casa da minha mãe, nunca foi tradição fazer a delícia no Natal. Se quisesse matar a vontade, ou comprava ou filava algumas na casa de amigos.

Mas o meu receio, embora goste muito do doce, era se estaria oleosa. Sabe aquela sensação de óleo na boca? Então, isso me fazia recusar a iguaria só em olhar pra ela.

Pesquisei algumas receitas de rabanada assada e pegando uma dica aqui, outra ali, montei um passo a passo, testei, provei e aprovei.

Para escolher o pão, me lembrei da receita de um professor que fez, numa aula, uma rabanada com inspiração francesa e ele usou brioche e ficou delicioso.

Pois bem, o problema foi que no dia de comprar os ingredientes, eu não achei brioche perto da minha casa e acabei comprando pão de mandioca. 

Você vai me dizer - mas, não tem nada a ver! Não tem, mas funcionou muito. Muito mesmo.

Outra questão importante para o sabor da rabanada foi o "tempero" do leite. Além de ingredientes incríveis, o leite foi fervido com eles e passou a noite inteira descansando lindamente na geladeira. Isso fez toda diferença, acredite!

Bom, dito isto, vamos pra cozinha?

 

Ingredientes

 

1 pão de mandioca (amanhecido) cortado em fatias médias de espessura grossa

500 ml. de leite integral

1 xícara de chá de doce de leite

1 colher de sopa de vinho do porto

raspas de uma laranja pêra

1 canela em pau

raspas de 1 baunilha cumaru

2 ovos levemente batidos

açúcar e canela para polvilhar

 

Modo de fazer

 

Comece pelo leite, misturando a ele o doce de leite, o vinho do porto, as raspas de laranja e de baunilha e a canela. Leve ao fogo até ferver. Desligue. Deixe esfriar e leve à geladeira para descansar por, pelo menos 12h.

No dia seguinte, disponha em pratos diferentes, as fatias de pão, os ovos, o leite, e o açúcar com canela.

Pegue o pão, e um a um, mergulhe rapidamente as fatias dos dois lados no leite, em seguida no ovo e, por último no açúcar e canela.

Vá dispondo as fatias em um refratário, de modo que elas não encostem uma na outra. Ao final do processo, leve ao forno pré-aquecido a 180°C por, aproximadamente, 30 min.

Finalize com mais açúcar e canela e sirva com sorvete de sua preferência ou com uma fumegante xícara de café. Seja feliz! :)

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes

24/11/2019

29/09/2019

15/09/2019

Please reload