• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Caju

02/12/2017

 

Nativo do Brasil, o caju é, na verdade, um pseudofruto, já que a castanha é considerada o fruto do cajueiro.

As características do caju mudam de acordo com a variedade da fruta. Alguns são mais doces, outros suculentos, fibrosos, e há os que têm mais tanino, substância responsável pela sensação de "trava" na boca.

Na hora de comprar caju, fique atento à coloração, que deve ser amarela-avermelhada. Verifique também se não está murcho, amassado, livre de manchas e picadas de insetos.

A fruta in-natura deve ser consumida em até 48 horas depois de colhida. Para que ele dure mais tempo, envolva-o em filme plástico e conserve-o na geladeira por até uma semana.

O caju pode ser utilizado de muitas maneiras na cozinha. No Nordeste, o caju é muito consumido como fruta fresca. É comum serví-lo de acompanhamento ou tira-gosto para uma cachaça.

Com ele, podemos fazer sucos, refrescos, cajuadas, caipirinhas, sorvetes, compotas, em calda, cristalizados, em rapaduras, em vinagretes, cozidos, tortas e da castanha também se faz muita coisa. Além de ser muito apreciada torrada com ou sem sal ou ainda doce, podemos fazer farinha, farofa, usá-lo na decoração de pratos; dela também se extrai um óleo, utilizado pela indústria.

 

Moqueca de caju

 

Ingredientes

 

2 colheres de sopa de alho picado

3 cebolas grandes cortadas em meia lua

2 xícaras de tomates em rodelas

1 xícara de pimentão fatiado (amarelo, vermelho e verde)

6 cajus fatiados e descascados (aproveite a casca para fazer suco) - fatie e absorva toda água da fruta com papel toalha

1 molho de salsinha picado

1 molho de coentro picado

2 colheres de sopa de óleo de coco

200 ml. de leite de coco

2 pimentas dedo de moça picadas e sem sementes

sal a gosto

 

Modo de fazer

 

Refogue a cebola no óleo de coco. Depois adicione o alho.

Acrescente os pimentões e os tomates, em camadas. Assim que estiverem um pouco refogados, junte as fatias de caju e o leite de coco.

Finalize com coentro, salsinha, pimenta e sal.

Sirva com arroz.

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

Please reload

Recentes

24/11/2019

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

Please reload