• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Pavê pacumê

30/11/2017

 Quem nunca teve um tio que fizesse a piadinha do "é pavê ou pacumê?" no almoço de domingo, não teve infância. Haha... Vez ou outra, ainda ouço a graça.

Este pavê foi um dos hits desta época. Em vez de bolacha maisena ou champagne, a base aqui é feita com pão. E sim, fica bom. Você pode molhá-lo no que quiser, mas o que mais gostava era com chocolate, como trago aqui.

Já decidiu qual vai ser a sobremesa de domingo? Esta aqui é uma ótima candidata. Quem sabe não se torna um hit por aí também. Vem! ;)

 

Ingredientes

 

1 pacote de pão de forma sem casca

1 coco fresco ralado

1 xícara de chá de leite

2 colheres de sopa de chocolate em pó

200g. de chocolate meio amargo

50g. de manteiga

100 ml. de creme de leite fresco

 

p/ creme de confeiteiro

 

4 gemas

40g. de farinha de trigo

80g. de açúcar

500 ml. de leite integral

baunilha

 

Modo de fazer

 

Comecemos pelo creme. Junte o leite, o conteúdo de uma fava de baunilha juntamente à fava para ferver. Em vez da fava de baunilha, eu usei as raspas de duas favas de cumaru para esse creme.

Em outra panela, misture as gemas e o açúcar primeiro e, em seguida, a farinha até obter uma mistura cremosa e homogênea.

Depois disso, vá incorporando aos poucos o leite a essa mistura, sem parar de mexer. Leve, então, ao fogo, mexendo até que engrosse. Retire a fava de baunilha e reserve. Cubra com papel filme e leve à geladeira. Deixe esfriar completamente até a montagem do pavê. (melhor de um dia para o outro).

Faça a ganache. Em banho maria, derreta o chocolate com a manteiga e adicione o creme de leite fresco, mexendo bem até que tudo esteja homogêneo. Reserve.

Em um refratário ou em taças individuais, monte seu pavê. O pão deverá ser molhado pela mistura de leite com chocolate. Pra isso, despeje a mistura em um prato fundo e, delicadamente, molhe os dois lados de cada fatia de pão antes de usá-las na montagem da sobremesa.

Intercale camadas de pão, creme de confeiteiro e finalize com a ganache de chocolate e o coco fresco ralado por cima.

Leve à geladeira e sirva bem gelado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes

24/11/2019

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

Please reload