Pancake

Outro dia estava pensando o quanto eu penso em comida. haha... não só porque eu gosto de comer, mas muito mais por conta desta Cozinha aqui. Fico montando pratos e cardápios na cabeça, que ora se concretizam, ora não.
A receita que trago hoje é fruto de uma dessas viagens - uma pilha de discos de panqueca intercalados por creme de espinafre com queijo coberta por molho de tomate e gratinada ao forno. Chamei carinhosamente de pancake. :p
Vem, gente, que é fácil e agradou até quem não come espinafre (ou não comia). ;)
Ingredientes
p/ massa (aproximadamente 10 panquecas)
1 xícara de chá de leite
1 ovo
2 colheres de sopa de óleo
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de café de sal
p/ creme de espinafre
1 maço de espinafre
500 ml. de leite
1 cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
150 g. de queijo parmesão (ralado na hora se possível)
sal
pimenta do reino
1 colher de sopa de farinha de trigo
p/ o molho de tomate
1/2 lata de tomate pelado
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de café de açúcar
azeite
sal
pimenta do reino
orégano
Modo de fazer
Vamos começar a receita pelo creme.
Para cozinhar o espinafre, lave-o bem e, em seguida, coloque-o dentro de uma panela. Em fogo baixo, tampe a panela e espere que as folhas comecem a murchar. A medida que isso for acontecendo, vá virando as folhas para que não queime. Este processo é bem rápido.
Assim que todas as folhas estiverem cozidas, desligue, retire o excesso de água, pique e reserve.
Na mesma panela em que cozinhou o espinafre, frite a cebola na manteiga até que comece a soltar água. Depois, acrescente a farinha de trigo e deixe-a cozinhar um pouco, até que essa mistura mude de cor para um amarelo um pouco mais escuro. Em seguida, acrescente o leite, mexendo sem parar. Adicione o queijo, sal e pimenta do reino a gosto e, por último, o espinafre. Misture bem, deixe que o creme adquira consistência e desligue. Deixe esfriar.
Em outra panela, faça o molho de tomate.
Frite a cebola em azeite até começar a soltar água. Adicione o alho, tempere com sal, pimenta do reino e orégano. Quando estiverem dourados, acrescente o tomate pelado picado e misture bem. Adicione o açúcar e tampe a panela por alguns minutos.
Prove e verifique se o sal e a pimenta precisam ser corrigidos. Vá acrescentando azeite, se necessário. Deixe o molho apurar, em fogo baixo. Depois disso, desligue e deixe esfriar.
Enquanto isso, faça a massa. No liquidificador, acrescente todos os ingredientes e bata até obter uma mistura homogênea. Para essa quantidade, você deve fazer mais ou menos 10 panquecas, dependendo do tamanho de sua frigideira. Com a massa pronta, hora de fazer os discos.
Em fogo baixo, deixe que uma frigideira esteja quente e unte-a com um pouco de manteiga (para sua massa não grudar).
Com uma concha dessa massa, vá despejando-a no centro da frigideira e fazendo o movimento para que toda a massa se distribua sobre ela. Quando a massa começar a formar buraquinhos é hora de virar o disco para cozinhar o outro lado.
Repita essa operação até acabar toda a massa e não se esqueça de untar a frigideira para sua massa não grudar.
Com os discos prontos e o creme frio, hora de montar nosso pancake.
Em uma forma, intercale camadas de massa e creme de espinafre e depois do último disco de massa, adicione o molho de tomate. Polvilhe queijo parmesão e leve ao forno para gratinar. Sirva na sequência e... seja feliz! :)


fotos - Everton Vasconcelos
#pancake #cake #panqueca #massa #espinafre #cremedeespinafre #molhodetomate