• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Pancake

22/11/2017

Outro dia estava pensando o quanto eu penso em comida. haha... não só porque eu gosto de comer, mas muito mais por conta desta Cozinha aqui. Fico montando pratos e cardápios na cabeça, que ora se concretizam, ora não.

A receita que trago hoje é fruto de uma dessas viagens - uma pilha de discos de panqueca intercalados por creme de espinafre com queijo coberta por molho de tomate e gratinada ao forno. Chamei carinhosamente de pancake. :p

Vem, gente, que é fácil e agradou até quem não come espinafre (ou não comia). ;)

 

Ingredientes

 

p/ massa (aproximadamente 10 panquecas)

 

1 xícara de chá de leite

1 ovo

2 colheres de sopa de óleo

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de café de sal

 

p/ creme de espinafre

 

1 maço de espinafre

500 ml. de leite

1 cebola picada

1 colher de sopa de manteiga

150 g. de queijo parmesão (ralado na hora se possível)

sal

pimenta do reino

1 colher de sopa de farinha de trigo

 

p/ o molho de tomate

 

1/2 lata de tomate pelado

1/2 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 colher de café de açúcar

azeite

sal

pimenta do reino

orégano

 

Modo de fazer

 

Vamos começar a receita pelo creme.

Para cozinhar o espinafre, lave-o bem e, em seguida, coloque-o dentro de uma panela. Em fogo baixo, tampe a panela e espere que as folhas comecem a murchar. A medida que isso for acontecendo, vá virando as folhas para que não queime. Este processo é bem rápido.

Assim que todas as folhas estiverem cozidas, desligue, retire o excesso de água, pique e reserve.

Na mesma panela em que cozinhou o espinafre, frite a cebola na manteiga até que comece a soltar água. Depois, acrescente a farinha de trigo e deixe-a cozinhar um pouco, até que essa mistura mude de cor para um amarelo um pouco mais escuro. Em seguida, acrescente o leite, mexendo sem parar. Adicione o queijo, sal e pimenta do reino a gosto e, por último, o espinafre. Misture bem, deixe que o creme adquira consistência e desligue. Deixe esfriar. 

Em outra panela, faça o molho de tomate.

Frite a cebola em azeite até começar a soltar água. Adicione o alho, tempere com sal, pimenta do reino e orégano. Quando estiverem dourados, acrescente o tomate pelado picado e misture bem. Adicione o açúcar e tampe a panela por alguns minutos.

Prove e verifique se o sal e a pimenta precisam ser corrigidos. Vá acrescentando azeite, se necessário. Deixe o molho apurar, em fogo baixo. Depois disso, desligue e deixe esfriar.

Enquanto isso, faça a massa. No liquidificador, acrescente todos os ingredientes e bata até obter uma mistura homogênea. Para essa quantidade, você deve fazer mais ou menos 10 panquecas, dependendo do tamanho de sua frigideira. Com a massa pronta, hora de fazer os discos.

Em fogo baixo, deixe que uma frigideira esteja quente e unte-a com um pouco de manteiga (para sua massa não grudar).

Com uma concha dessa massa, vá despejando-a no centro da frigideira e fazendo o movimento para que toda a massa se distribua sobre ela. Quando a massa começar a formar buraquinhos é hora de virar o disco para cozinhar o outro lado.

Repita essa operação até acabar toda a massa e não se esqueça de untar a frigideira para sua massa não grudar.

Com os discos prontos e o creme frio, hora de montar nosso pancake.

Em uma forma, intercale camadas de massa e creme de espinafre e depois do último disco de massa, adicione o molho de tomate. Polvilhe queijo parmesão e leve ao forno para gratinar. Sirva na sequência e... seja feliz! :)

 

 

 fotos - Everton Vasconcelos

 

 

 

 

Please reload

Recentes

24/11/2019

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

Please reload