• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Aipo | Salsão

18/11/2017

 

O salsão é originário da região mediterrânea e pertence à mesma família da salsa e da cenoura.

Os talos do salsão são largos em formato de canoa e as folhas são parecidas com as da salsa, só que maiores. Os talos devem apresentar cor esbranquiçada ou verde claro, serem firmes, mas tenros. As folhas podem apresentar verde mais claro ou escuro, dependendo da variedade.

Para escolher um bom maço, preste atenção ao caule, que não deve estar murcho nem com pontos escuros. Além disso, as folhas devem estar com aspecto fresco, sem áreas amareladas. Escolha um sem apertar ou quebrar as folhas e talos, porque uma vez danificadas as áreas escurecem e apodrecem rapidamente.

Mantenha-o em geladeira dentro de um saco plástico por até duas semanas. Você pode congelá-lo também. Lave-o com cuidado, separe o talo das folhas. Deixe as folhas secarem bem e guarde-as em saco plástico. Já o talo, depois de limpo, mergulhe-o em água fervente por dois minutos e em seguida em água gelada pelo mesmo tempo. Deixe esfriar completamente e armezene-o em saco plástico ou recipiente bem fechado. O descongelamento deverá ser feito durante a feitura do prato. 

Nós podemos consumi-lo de forma integral. As folhas, geralmente, são usadas para caldos, sopas, molhos. É uma hortaliça muito aromática.

Os talos são extremamente crocantes e refrescantes e, por isso, bastante utilizados em saladas e sucos, mas também podem ser aproveitados para caldos, molhos e sopas.

 

Salpicão de frango

 

Ingredientes (porção para seis pessoas)

 

1 peito de frango cozido e desfiado (cerca de 700g.)

200g. de um bom presunto (eu uso royale)

3 partes de talo de salsão 

1/2 pimentão verde

1/2 pimentão amarelo

1/2 pimentão vermelho

1 cebola roxa

1 cenoura média

250g. de maionese

pimenta do reino

limão (se preferir)

sal a gosto

 

Modo de fazer

 

Para esta receita é muito importante que você corte todos os legumes na vertical e bem fininho (quanto mais, melhor). Precisa ser na vertical para que os legumes não soltem muita água. Se você optar por ralar tudo, não vai dar certo.

Depois de cortar tudo bem fininho, junte os ingredientes em um recipiente grande e acrescente a maionese. Misture até que tudo fique homogêneo. Tempere com sal, limão e pimenta do reino e leve à geladeira na sequência.

Sirva bem geladinho. :)

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload