• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Erva-doce-de-cabeça

11/11/2017

 

Chamamos de erva-doce o bulbo e de funcho, as folhas. Utilizamos toda a planta - dos grãos às folhas e talo. As sementes são usadas como especiaria, no preparo de chás, bolos e doces e diferente das folhas e talos, não tem sabor anisado. A erva-doce-de-cabeça é super refrescante e pode ser usada em uma infinidade de pratos - sucos, saladas, salada de frutas, para acompanhar peixes e frutos do mar, grelhada, assada, refogada, gratinada, no preparo de sopas frias. Fica muito gostosa cozida com salsão e temperada com mostarda; também vai muito bem com tomilho, louro, hortelã e alho.

Na hora de comprar, escolha uma com bulbo bem branco, sem manchas, com folhas e hastes de cor verde brilhante. A melhor maneira de armazená-la é embalada em saco plástico dentro da geladeira. Assim, é possível conservá-la por uma semana.

Se for consumida crua, podemos cortá-la em tiras finas ou ainda ralada bem fininha para compor saladas ou jogada encima de uma massa.

Cozida, podemos prepará-la de muitas formas - duas maneiras bem simples e gostosas de fazer é cozinhá-la por cerca de 15 minutos e acrescentar um pouco de manteiga e açúcar para caramelizar ou também com um pouquinho de canela e açafrão.

 

Aqui, você confere o passo a passo de uma salada super saborosa e refrescante. Vem!

 

Salada de salmão, erva-doce e manga

 

Ingredientes (p/ duas pessoas)

 

400g. de filé de salmão fresco cortado em cubos

1/2 xícara de chá de erva-doce-de-cabeça cortada em tiras finas

1/2 manga (quase verde) cortada em cubos

1 xícara de café de hortelã picada

azeite

1 limão siciliano (suco e raspas)

sal

pimenta do reino

 

Modo de fazer

 

Prepare o molho da salada, misturando o suco do limão, as raspas e o azeite, mexendo bem até que fique homogêneo. Acrescente a hortelã e mexa novamente.

Em um recipiente, junte todos os ingredientes, adicione o molho, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e leve à geladeira. Sirva fresco.

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload