Batata asterix

14/10/2017

 

A batata é a terceira fonte de alimento da humanidade, ficando atrás somente do arroz e do trigo. É um tubérculo pobre em gordura e rico em carboidrato.

É um alimento muito versátil porque pode ser usado em uma infinidade de pratos. Acompanha bem qualquer tipo de carne e pode substituir o arroz. Pode ser cozida, assada, frita e ser usada em saladas, sopas, pães, bolos salgados, massas, purê e em cozidos.

A casca da batata também é comestível e quando o cozimento é feito com ela, a perda de nutrientes é menor. Por isso, lave bem as batatas antes de qualquer tipo de cozimento.

Importante lembrar também que ela escurece rapidamente depois de descascada e picada. Para evitar que isso aconteça, deixe-a dentro de algum recipiente com água até o preparo do prato.

A asterix é aquela com casca grossa rosa bem escuro. Ela tem mais amido e menos água do que as outras variedades, por isso é boa para fritar e fazer purê e nhoque.

A batata pode ser conservada fora da geladeira por até duas semanas, quando mantida em local fresco, arejado e escuro. Evite armazenar a batata na geladeira porque em temperatura baixa, ela fica com sabor adocicado e escurece ao ser frita.

Você pode também guardá-la congelada, crua ou cozida. Se optar por armazená-la cozida, cozinhe-a em cubos por cerca de cinco minutos e, em seguida, mantenha-a por mais cinco em água gelada. Escorra toda água e guarde em sacos de plástico ou em recipiente com tampa.

 

Cestinha de batata com legumes

 

Ingredientes (porção com oito cestinhas)

 

2 batatas grandes 

1 cenoura picada em cubos

200g. de cogumelo Portobello fatiados

2 tomates italianos descascados e picados

1 cebola grande picada

2 colheres de sopa de manteiga

sal

pimenta do reino

azeite

orégano

salsinha

 

Modo de fazer

 

Descasque as batatas e leve-as para cozinhar inteiras em água. Para fazer as cestinhas, elas não devem ficar cozidas por completo. Para descobrir o ponto certo de desligar, enfie um garfo. Quando ele conseguir perfurar a batata mas ainda com uma certa dificuldade, desligue e escorra a água.

Com a batata ainda quente (cuidado, use um pano!) rale-a no modo grosso e reserve. Você vai perceber que a batata apresenta uma certa "cola". É assim mesmo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Em uma forma de cupcake, unte as forminhas com um pouco de azeite e monte as cestinhas com a batata, amassando a batata contra as paredes da forma. Repita o processo até que toda a batata acabe.

Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 10 minutos. Reserve.

Enquanto a batata cozinha, prepare os legumes. Em uma frigideira, junte um pouco de manteiga e os cogumelos. Tempere com sal e pimenta do reino. Deixe que toda água do cogumelo evapore e reserve.

Na mesma frigideira, junte mais um pouco de manteiga e frite a cebola até que fique dourada. Na sequência, adicione os tomates e deixe cozinhar por mais ou menos três minutos. Por último, acrescente a cenoura. Quando ela mudar de cor, junte os cogumelos e mexa bem, incorporando todos os ingredientes.

Acerte o sal e a pimenta do reino, finalize com salsinha a gosto.

Hora de montar a cestinha.

Recheie cada uma das cestinhas com os legumes salteados. Coloque queijo parmesão ralado na hora por cima e leve ao forno novamente até que ele esteja derretido.

Sirva na sequência.

 

Aqui, nosso boletim para o Revista CBN.

 

Please reload

Recentes

24/11/2019

29/09/2019

15/09/2019

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle