Couve-de-bruxelas

07/10/2017

 

Considera-se que esses mini-repolhos sejam originários de uma região próxima à capital da Bélgica, Bruxelas, por isso ganhou esse nome.

Na hora de comprar, escolha aquelas bem firmes, compactas e com cor verde vibrante. Quando não estão boas, as folhas ficam murchas e amareladas e as cabeças fofas e moles, além de apresentarem um forte cheiro de repolho. Fique atento a isso. O ideal é que a couve-de-bruxelas seja comercializada em espaço refrigerado.

Além dessas características, leve as cabeças de mesmo tamanho. Isso vai facilitar um cozimento uniforme.

Se não forem consumidas logo, guarde-as em geladeira sem lavar por até uma semana. Depois disso, já começam a murchar e amarelar, e a exalar aquele forte odor. Se você quiser congelar, retire com cuidado as folhas que estão murchas, faça um corte em cruz não muito profundo e lave em água corrente. Sempre com muito cuidado para matê-las inteiras. Cozinhe-as no vapor ou em água fervente até que um garfo penetre-as com facilidade. Isso é rápido, cerca de 3 minutos. Cozidas, jogue-as em água gelada para cessar o cozimento e garantir uma cor verde bem vibrante à hortaliça.

Bem, depois de cozidas, deixe escorrer toda água, se vc cozinhou em água, deixe esfriar, coloque em saco plástico ou em recipiente com tampa e leve para o congelador. Assim, dura até seis meses.

Como já dissemos, a couve-de bruxelas tem um odor muito pronunciado e uma consistência meio emborrachada. Então, não se consome ela crua. Normalmente, consome-se ela morna ou fria em saladas.

 

Salada de couve-de-bruxelas

 

Ingredientes

 

20 cabeças de couve-de-bruxelas cozidas e cortadas ao meio

1 cebola roxa cortada em meia lua bem finas

1/2 talo de alho-poró cortado em rodelas finas

100g. de tomate cereja

150g. de queijo feta em pedaços 

70g. de manteiga

sal

pimenta do reino

raspas de limão siciliano

azeite

vinagre de maçã

 

Modo de fazer

 

Em uma frigideira, frite na manteiga a cebola roxa até que fique dourada. Reserve na saladeira. Na mesma frigideira, acrescente um pouco mais de manteiga e doure o alho poró. Junte à cebola.

Na sequência, adicione um pouco mais de manteiga à mesma panela e doure o couve-de-bruxelas.

Corte os tomates ao meio e despedace o queijo de forma rústica. Misture tudo na saladeira, tempere com sal e pimenta do reino.

Faça o molho da salada, misturando o azeite e o vinagre na proporção de 3:1. Misture bem, acrescente as raspas de limão e adicione a todos os ingredientes da saladeira.

Sirva morna ou fria. 

 

Aqui, o boletim para o Revista CBN.

 

 

 

Please reload

Recentes

24/11/2019

29/09/2019

15/09/2019

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle