• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Melão amarelo

23/09/2017

 

O melão se desenvolve melhor em regiões de temperaturas altas. Por isso, a região Nordeste se destaca na produção por aqui. Os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte são responsáveis por mais de 80% da produção nacional.

Existe no mercado uma grande variedade de melões, que se diferenciam em tamanho, formato, cor da casca, da polpa, sabor e aroma. Orange, gália, matisse, pele de sapo, cantaloupe são alguns tipos que podemos encontrar em feiras e supermercados. Hoje, vamos falar do amarelo, que é o mais comum. De cor amarela intensa por fora, sua polpa é bem clara e possui textura e sabor neutros.

Quando maduro, o melão apresenta um aroma suave e agradável e a polpa adocidada. Mas se ele for colhido verde, fica com sabor e aroma muito prejudicados porque não amadurece adequadamente. Por isso, é difícil avaliar se o melão está maduro com base só na aparência. 

Mas, podemos ficar atentos a alguns itens - a casca deve ter cor amarelo bem forte, sem áreas e faixas verdes que indicam que o fruto foi colhido antes da época. Além disso, os mais pesados e firmes, em geral, costumam ter mais suco.

Em relação à conservação, inteiro pode ser mantido por vários dias em temperatura ambiente, desde que esteja em local fresco. Depois de cortado, deve ser mantido na geladeira. Manter a casca e as sementes evitam o ressecamento da fruta.

O melão pode ser congelado também, cortado em pedaços, para fazer suco. Na hora de usar, é só bater no liquidificador com água ou outro líquido. Dessa forma, pode durar até seis meses.

Além de consumido in natura (que é uma delícia!), podemos usar o melão em sucos, saladas, sorvetes, mousses.

 

Água saborizada com melão

 

Ingredientes (para uma jarra)

 

300g. de melão cortado em bolinhas (que se retira com colher) e congelado

1 litro de água gelada

2 polpas de maracujá levemente batidas (tome o cuidado de deixar os caroços inteiros)

folhas de hortelã

 

Modo de fazer

 

Em uma jarra, misture a água, a polpa de maracujá levemente machucada, as folhas de hortelã inteiras e, por último as bolinhas de melão congeladas.

Misture bem e resfresque-se à vontade. :)

 

Aqui, você confere o boletim para o Revista CBN.

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload