• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Almeirão

16/09/2017

 

O almeirão também é conhecido em alguns locais como chicória amarga.

Para escolher um bom maço, verifique se as folhas estão bem verdes, sem sinais de murcha ou pontos escuros. Como a maioria das hortaliças de folha, o almeirão estraga rápido, murchando e ficando amarelo. Por isso, é importante comprar somente o necessário para o consumo imediato.

Se mantido sob refrigeração, pode durar até três dias.

Além de usá-lo em saladas, cortado bem fininho, ele também pode ser utilizado em pratos quentes, no preparo de feijão, grão de bico, lentilha ou ainda em tortas, omeletes, no recheio de massas e sanduíches.

Aqui, você confere a receita de um recheio com a hortaliça. Você pode usá-lo na tapioca, em sanduíches, tortas e aonde mais quiser.

 

Recheio

 

Ingredientes

 

1 maço de almeirão

200g. de ricota 

100g. de queijo parmesão ralado na hora

raspas de um limão (gosto de usar o siciliano)

sal

pimenta do reino

 

Modo de fazer

 

Depois de higienizado, disponha o maço de almeirão dentro de uma panela e leve ao fogo baixo com a tampa fechada, tomando o cuidado de virar as folhas, de vez em quando, para não queimar. O processo é rápido. Assim que elas murcharem, desligue, retire da panela e pique as folhas, deixando-as esfriar.

Em um recipiente, despedace a ricota com as mãos mesmo e, em seguida, acrescente o parmesão, as raspas de limão e sal e pimenta do reino a gosto.

Misture o almeirão a isso de modo que tudo fique homogêneo.

Mantenha sob refrigeração e use onde bem entender. ;)

 

Aqui, nosso boletim para o Revista CBN.

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload