• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Couve manteiga

12/08/2017

 

Para escolher um bom maço na feira ou no supermercado, fique atento se as folhas estão com aspecto de produto fresco, sem manchas escuras ou amarelas, sem sinais de murcha e com os talos firmes. Se a couve apresenta folhas murchas e com pontos escuros, principalmente nas bordas e cheiro alterado, não compre.

A couve é uma hortaliça de durabilidade baixa. Em condições de temperatura ambiente, deve ser mantida com os talos dentro de um recipiente com água ou dentro de um saco plástico aberto, em local fresco, por até um dia. Na geladeira, inteira ou já picada, deve ser mantida em recipiente fechado por até uma semana, inteira ou por três dias, quando picada. 

Ela também pode ser congelada. Para isso, pique-a bem fina e coloque-a em saco plástico, tomando o cuidado de retirar todo o ar.

A couve pode ser consumida crua em saladas ou para fazer sucos. Pode ser refogada ou usada como ingrediente para sopas, farofas e cozidos.

Se você vai cozinhá-la, faça isso preferencialmente no vapor. Assim, você não perde os nutrientes do alimento. Tanto para refogar ou para cozinhar, evite deixá-la muito tempo no fogo, porque além de ficar escura, o seu sabor também se altera. 

Uma vez congelada, ela não consegue ser consumida na forma crua. O descongelamento deve ser feito diretamente no fogo, durante o processo de preparo.

 

Ingredientes (rendimento - duas porções)

 

2 folhas grandes de couve limpas e bem secas

6 "cerejas" de mussarela de búfala

sal

pimenta do reino

azeite

gotas de limão

 

Modo de fazer

 

Depois de limpar bem as folhas de couve, seque-as com papel toalha e disponilize-as em uma forma, de maneira que não fiquem sobrepostas.

Isso é importante porque se estiverem uma sobre a outra, a couve não ficará crocante.

Tempere com sal, pimenta do reino, azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente cinco minutos. (isso varia de forno para forno).

Disponha a mussarela de búfala sobre a couve e leve ao forno novamente até que ela esteja levemente derretida.

Finalize com algumas gotas de limão e sirva na sequência.

Seja feliz! :)


Aqui, o boletim para o Revista CBN.

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload