• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Cogumelo

29/07/2017

 

Duas curiosidades - para os egípcios, o alimento era considerado um presente divino oferecido aos faraós. Os guerreiros romanos consumiam cogumelo para ter mais força e coragem para enfrentar as batalhas.

Há mais de 4.500 espécies cultivadas no mundo todo. Entre os mais conhecidos aqui no Brasil, estão:

shiitake - que apresenta coloração escura e píleo (aquele chapeuzinho) largo. Bom para saladas, massas, molhos e risotos;

shimeji - podemos encontrar o branco e o preto. Vai bem grelhado, na manteiga e como acompanhamento de carnes;

funghi - de origem italiana, esse tipo é bastante utilizado em massas, risotos e molhos;

champignon de Paris - o mais popular no Brasil; pode ser consumido fresco ou em conserva. Bastante utilizado em estrogonofes e saladas;

portobello - de cor parda e chapéu aberto, textura mais rígida que o champignon; o Portobello pode ser consumido fresco; vai bem em massas.

Para acertar na escolha, verifique se o cogumelo está firme e com coloração forte. Fresco, ele dever ser consumido em até cinco dias, guardado em geladeira. 

Um detalhe muito importante para quem vai consumi-lo fresco é que ele não pode ser lavado. O tecido do cogumelo é uma espécie de esponja e, portanto, absorve toda água, perdendo, dessa forma, toda sua estrutura e sabor.

Para limpar, use um pano limpo e esfregue-o com cuidado, tirando quaisquer resquícios de terra ou sujeira que ele tenha. 

Os cogumelos são boa fonte de proteína, fibras, fósforo e vitaminas e pode ser consumido por todos.

 

Ragu de cogumelos

 

Ingredientes

 

1/2 cebola grande

200g. de cogumelos paris

200g. de cogumelos pleurótus

200g. de cogumelos shimeji

suco de 1/2 limão siciliano

100 ml. de vinho branco seco

200 ml. de creme de leite fresco

manteiga sem sal

sal

pimenta do reino

salsinha e cebolinha a gosto

 

Modo de fazer

 

Para o ragu de cogumelos, você vai precisar, antes de tudo, limpá-los. Como já possuem uma grande quantidade de água, o ideal é limpar usando um pano limpo e uma faca para retirar a terra ou alguma outra sujeira.

Feito isso, hora de salteá-los. Como cada um possui uma quantidade de água diferente, o ideal é saltear cada tipo separadamente.

Com um pouco de manteiga em uma frigideira, despeje os cogumelos, acrescente sal e mexa de vez em quando até que toda água evapore.

Vá colocando os cogumelos em um recipiente à parte. Depois de salteados, não há problema que se misturem.

Em seguida, pique 1/2 cebola e refogue na mesma frigideira onde os cogumelos foram salteados, até que fique dourada.

Na sequência, despeje os cogumelos, envolva-os nesse refogado de cebola e se preciso, acrescente um pouco mais de manteiga. Deixe que toda água (se ainda houver) evapore.

Coloque o vinho e o suco de 1/2 limão e deixe que todo álcool evapore. Adicione o creme de leite, acerte o sal, tempere com pimenta do reino, salsinha e cebolinha a gosto.

 

Aqui, nosso boletim para o Revista CBN.

 

Imagem - Lucilia Diniz

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload