• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Gengibre

15/07/2017

 

De origem asiática, essa raiz é muito usada no mundo todo, mas na cozinha de países asiáticos é um ingrediente essencial, sendo adicionado a carnes, peixes e mariscos; usado em conservas, molhos e chutneys.

A raiz ainda tem propriedades medicinais, que incluem o alívio de dores estomacais, cólicas, indigestão e para amenizar os sintomas da gripe.

Para armazená-lo, é aconselhável guardar na geladeira com a casca por até três semanas. Também pode ser congelado sem casca por até seis meses.

Três dicas rápidas de como usar o gengibre na cozinha - em chá, com mel e algum aroma floral como lavanda ou camomila; no arroz de coco, adicionando algumas fatias de gengibre na água do cozimento; e em sucos, acrescentando à raiz, suco de laranja, cenoura e mel.
Vamos ao passo a passo das dicas?

 

Dica 1

 

Ferva junto a duas xícaras de chá de água, um pedaço de gengibre descascado e fatiado por mais ou menos 10 minutos, em fogo baixo. Acrescente um aroma floral como lavanda, camomila ou o de sua preferência. Descarte as fatias de gengibre. Se quiser, adoce com mel.

 

Dica 2

 

Junte à água de cozimento do arroz quatro fatias de gengibre descascadas. 

Em uma panela, refogue 1/2 cebola em azeite até murchar. Acrescente 1 xícara de arroz branco (pode ser jasmim ou basmati), incorporando-o bem à cebola. Adicione uma pitada de sal, 200 ml. de leite de coco e misture. Depois disso, em fogo baixo, acrescente duas xícaras de água quente (não se esqueça de retirar o gengibre) e deixe o arroz cozinhar com a panela entreaberta.

 

Dica 3

 

No liquidificador, junte dois copos de suco de laranja, 1/2 cenoura descascada e cortada em cubos, 1 colher de sopa de gengibre, 1 limão espremido.

Bata tudo, coe e sirva gelado. Se quiser, adoce com mel a gosto. 

 

Aqui, o nosso boletim para o Revista CBN.

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload