• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Escondidinho de mandioquinha com linguiça de Maragogipe

10/07/2017

Como sabem, estive na Bahia há pouco tempo e levei comigo algumas dicas ótimas de amigos que são baianos ou que estiveram lá.

Meu querido Isa, além de me pedir uma peça de carne de fumeiro, mandou: "Sílvia, pra mim, a melhor linguiça feita no Brasil é da Bahia. Compre a linguiça de Maragogipe (Recôncavo baiano) quando visitar um dos mercados populares. É maravilhosa".

Dica anotada e linguiça dentro da mala. Hahaha...

 

A linguiça de Maragogipe, assim como a carne de fumeiro, é defumada. Tem sabor e cheiro bem fortes e é bem gorda e salgada.

Para balancear este sabor marcante, pensei em juntar à ela, um perfumado purê de mandioquinha e fazer um escondidinho. Quem comeu, aprovou. Vem comigo, vem!

 

Ingredientes

 

p/ o purê

 

500g. de mandioquinha cozida

1 xícara de chá de leite morno

2 colheres de sopa de manteiga

 

p/ o recheio

 

1 linguiça de Maragogipe cortada em pedaços grosseiramente

2 cebolas picadas

salsinha a gosto

pimenta do reino a gosto

 

queijo parmesão ralado na hora para gratinar

 

Modo de fazer

 

Depois de cozinhar a mandioquinha, amasse-a bem e junte aos poucos o leite morno e a manteiga, em fogo baixo, e mexa até que tudo esteja bem incorporado e homogêneo. Como a linguiça de Maragogipe é bem salgada, não colocaremos sal no purê. Reserve.

Em uma frigideira, frite a linguiça em sua própria gordura. Depois disso, coloque a linguiça em outro recipiente e com a gordura que ela soltou, frite a cebola até que fique bem dourada.

Depois disso, junte novamente a linguiça, mexa bem e finalize com pimenta do reino e salsinha a gosto.

Agora é hora de montar o escondidinho. Em recipientes individuais ou maiores, disponha uma camada generosa de purê de mandioquinha seguida do recheio de linguiça. Cubra com nova camada de purê e finalize com queijo parmesão ralado na hora ou outro queijo de sua preferência.

Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 12 min. e sirva ainda quente.

Seja feliz!

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload