• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Canja cordial

30/05/2017

Fiquei aqui pensando quão importante é a construção do repertório alimentar na infância e o quanto isso pode influenciar nosso paladar adulto.

Durante muito tempo, na minha cabeça, canja era comida de doente. Sim, porque era isso que minha mãe fazia quando eu não estava bem e esta associação perdurou até poucos anos atrás. Apesar de gostar muito de sopa, canja estava sempre ligada a algum estado de convalescência.

Até que um dia em casa, bateu aquela vontade de comer algo que me colocasse deitada no colo da mãe, sabe como é? Nostalgia, carência ou seja lá o nome que você queira dar pra isso, o fato foi que me lembrei da canja. Então, resolvi dar a minha cara à ela.

Batata doce, arroz sete grãos, cenoura, frango, algumas ervas e temperos e... canja pronta. Pra essas noites mais frescas que andam fazendo, tenho certeza que ela não só vai cair muito bem como ainda vai te fazer um carinho. ;) Vem comigo?

 

Ingredientes

 

500g. de peito de frango

1 cenoura descascada e cortada em cubos

1 batata doce descascada e cortada em cubos

1 cebola grande picada

3/4 xícara de arroz sete grãos

1/2 xícara de salsinha picada

azeite

sal

pimenta do reino

1 folha de louro

2 folhas de salsão

 

 

Modo de fazer


Vamos começar pelo frango, que deve ser cozido e desfiado. Para isso, utilize uma panela de pressão. Coloque o peito de frango em pedaços na panela com um pouco de sal, o louro, as folhas de salsão e, em seguida, preencha com água. Feche a panela e leve ao fogo até que comece a chiar. Conte dez minutos e desligue.

Deixe toda a pressão da panela sair e depois, retire toda água (que será aproveitada para a canja).

Feito isso, feche a panela novamente e agite-a durante 5 minutos com movimentos verticais e também laterais. Abre-a e terá o melhor frango desfiado e mais rápido de sua vida. Reserve.

Na mesma panela de pressão, depois de retirar o frango, frite a cebola em azeite. Em seguida, coloque o frango, tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Na sequência, acrescente a cenoura e a batata doce. Misture bem e, por último, adicione o arroz sete grãos.

Quando todos os ingredientes estiverem envolvidos, despeje a água do cozimento do frango e complete com água se preciso até que tudo esteja imerso.

Tampe a panela de pressão e conte 12 minutos depois que a panela começar a chiar. Desligue, deixe que toda pressão saia, abra, acerte sal e pimenta do reino e finalize com salsinha.

Sirva ainda quente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload