Pimenta dedo-de-moça

A pimenta dedo-de-moça tem origem americana e há indícios de que era utilizada pelos maias como medicamento.
É uma das pimentas mais conhecidas no Brasil; é chamada também de pimenta calabresa, pimenta vermelha ou chifre de veado. Bastante utilizada no preparo de molhos, saladas, conservas, frutos do mar, de carnes bovina e de aves, pode ser encontrada na forma líquida, moída desidratada, em conserva e, fresca, claro.
Para suavizar o ardido da pimenta, retire as sementes durante o preparo se for utilizá-la fresca. São essas sementes que são utilizadas para a fabricação da pimenta calabresa, aliás. Ela também fica mais suave se usada em molhos.
Além de todas essas características, a dedo-de-moça traz uma série de benefícios para a saúde - é energética, facilita a digestão, é rica em vitaminas, melhora o ânimo, tem ação anti-inflamatória, entre outros. Lembrando, claro, que deve ser consumida com moderação.
Geleia de pimenta
Ingredientes
2 pimentas-dedo-de-moça
200 ml de suco de laranja natural
1 xícara de chá de açúcar
1 maçã grande sem casca ralada
1 dente de alho inteiro descascado
1/4 colher de chá de sal
Modo de preparo
Corte as pimentas ao meio, retire as sementes e pique-as em cubinhos.
Em uma panela, misture todos os ingredientes, até que todo o açúcar esteja diluído. Deixe cozinhar em fogo brando por aproximadamente 30 min. ou até que esteja em ponto de geleia. Retire o alho e descarte.
Transfira para um recipiente de vidro, deixe esfriar e em seguida leve para geladeira.
Aqui, o boletim para rádio CBN.