Entrada roxa

Uma das avaliações da pós-graduação consistia em apresentarmos uma entrada de cor roxa. Depois de discutirmos algumas possibilidades, eu e meu grupo decidimos fazer um ceviche usando ingredientes com esta cor. Nossa maior preocupação era fazer com que o peixe ficasse na cor certa sem o uso de corantes ou aditivos químicos. Fizemos testes em separado com ingredientes diferentes. Inicialmente, a ideia era usar jaboticaba para marinar o peixe e deixá-lo roxinho. Mas, como ainda não estávamos na época da fruta, optamos por usar mirtilo.
Além da fruta, cebola roxa, limão, pimenta dedo-de-moça, sal e coentro compuseram a marinada.
Para acompanhar, fizemos um purê de batata doce roxa e chips de beterraba e da própria batata.
As fotos que você confere são da prova que eu fiz em casa. Como a ideia era fazer testes diversos antes da prova final, resolvi usar na marinada pó de açaí em vez do mirtilo. Bem, o pó não deu sabor algum à marinada e deixou o peixe e o "caldo" levemente arroxeados.
Com a fruta mesmo, o resultado foi outro. Mais bonito e gostoso, eu diria.
No dia da prova, usamos também milho roxo cozido e frito na manteiga para compor o prato.
Como entramos numa época mais quente, resolvi trazer este ceviche hoje para dar aquele frescor e ainda deixar a barriga bem feliz. :)
Ingredientes (p/ duas porções generosas)
p/ o ceviche
400g. de filé de tilápia
1 cebola roxa grande picada
1 pimenta dedo-de-moça picada
suco de 1 limão
coentro
sal
2 colheres de sopa de pó de açaí (se você for usar mirtilo, bata 300g. da fruta no liquidificador com um pouco de água, coe e junte aos outros ingredientes da marinada)
p/ o purê
4 batatas doces roxas
1 xícara de leite integral morno
1 colher de sopa de manteiga
sal
noz moscada
p/ chips
1 beterraba
1 batata doce roxa
sal
azeite
pimenta do reino
Modo de fazer
Comece pela marinada do peixe.
Corte o peixe em cubos de tamanho médio e junte aos outros ingredientes, mexendo bem. Deixe descansando na geladeira por pelo menos duas horas.
Enquanto isso, vá fazendo os chips e o purê.
Com um mandoline, fatie o mais fino que puder, a beterrada e a batata doce roxa. Seque-as com um pano limpo e disponha-as, uma ao lado da outra (sem sobrepor), em uma assadeira. Regue um pouco de azeite, tempere com sal e pimenta do reino e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que estejam assadas e crocantes. (mais ou menos 15 min.)
Para o purê, cozinhe as batatas, amasse-as e, em fogo baixo, vá acrescentando leite morno, mexendo sem parar.
Tempere com sal e noz moscada. Acrescente a manteiga e mexa até que tudo esteja liso e homogêneo. Reserve.
Monte o prato com ceviche de um lado (deixando escorrer um pouco da marinada) e o purê de batatas do outro. Disponha alguns chips sobre o purê e seja feliz!



fotos - Marina Wodewotzky
#entrada #ceviche #estéticadoprato #frescor #peixe #batatadoceroxa #beterraba