• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Nhoque de mandioca com manteiga de ervas

12/01/2016

Nunca fui muito fã de nhoque. Sempre preferi as outras massas a ele. Achava difícil acertar o ponto da massa, a quantidade de farinha... e essa minha limitação com o prato estava bem guardadinha em um fundo de armário.

Até que uma amiga, que é louca por nhoque, me lançou o desafio - "Sil, faz um nhoque bem gostoso para a Cozinha Cordial?"

Pois bem, adoro ser desafiada. Ainda mais quando a provocação é feita na cozinha. Aí, a coisa fica séria.

Pensando em que tipo de carboidrato usaria para a feitura do nhoque, logo me veio à cabeça a mandioca. Eu gosto muito. E por que não usá-la para fazer um prato do qual não dou tanta bola assim, né? Deu super certo.

A mandioca que comprei estava tão boa que nem precisei usar farinha para dar o ponto da massa. O amido da mandioca fez esse papel direitinho.
Então, é aconselhável, caso você precise usar a farinha, que vá colocando-a aos poucos.

O molho desse nhoque é algo muito simples, mas cheio de sabor. Queria sentir bem o gosto da mandioca e uma manteiga de ervas foi o par perfeito pra ele.

Preparados para sujar as mãos e depois fazer aquele prato de nonna? Então, mão na massa!

 

p.s - essa é uma ótima opção para celíacos (se você não usar farinha, claro) ou ainda para aqueles que decidiram abolir o glúten da dieta.

 

 Ingredientes

 

Nhoque

1 Kg de mandioca cozida e amassada

2 gemas

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 colher de sopa de sal

1 colher de café de noz-moscada

50g. de queijo parmesão ralado (na hora, se possível)

200g. de farinha de trigo (caso vc precise dar o ponto à massa)

 

Manteiga de ervas

150g. de manteiga sem sal

Manjericão fresco a gosto

Salsinha a gosto

Orégano a gosto

Tomilho fresco a gosto

Sal

Pimenta do reino

 

Modo de fazer

 

Depois de cozida (por 5 min. em panela de pressão, depois que ela começa a chiar), amassada e resfriada a mandioca, junte à ela os outros ingredientes, deixando a farinha por último.

Como lhe disse no início do post, pode ser que nem precise dela. Se for o caso, acrescente-a aos poucos até obter o ponto de massa firme, maleável para fazer os rolinhos que se transformarão no nhoque.

Sob uma superfície enfarinhada, faça os rolinhos e corte os nhoques. Em uma panela grande cheia com água fervente e um pouco de sal, despeje os nhoques e espere que eles subam à superfície. Subiram, estão cozidos. Retire-os com uma escumadeira e se não for servi-los imediatamente, mergulhe-os em água fria para que cesse o cozimento.

 

Em uma frigideira, acrescente todos os ingredientes para o molho e, em fogo baixo, derreta a manteiga. Feito isso, desligue o fogo.

Junte o nhoque à essa manteiga e, com cuidado, envolva-o por inteiro.

Nhoque pronto. É só se esbaldar.

 

 

 

 

 fotos: Marcell Hernandes

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload