• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Bolo brigadeiro

27/09/2016

Queridos,

 

hoje é dia de comemorar! Esta Cozinha completa um ano de vida. 

Não sei vocês, mas eu sempre me espanto quando paro pra pensar em quantas coisas aconteceram neste intervalo de tempo.

Eu costumo dizer que sou uma pessoa de muita sorte porque vivo rodeada de amor e de pessoas que me inspiram a fazer o que acredito ser a minha verdade.

Este espaço criado há um ano me trouxe muito mais do que poderia imaginar - a partir dele foram muitos os que chegaram mais perto pra dizer que, assim como eu, reconhecem a cozinha como o lugar mais acolhedor e transformador de uma casa e, por isso, troquei e somei ideias. 

Por meio dele, pude unir duas paixões - o rádio e a cozinha (obrigada pela confiança, Petria!) e, assim, fazer com que mais pessoas estejam atentas ao que colocar pra dentro do corpo, com consciência, usando os alimentos de forma saborosa e criativa.

O meu muito obrigada a todos aqueles que apóiam e acreditam no trabalho desta Cozinha desde quando ela só existia na minha cabeça (Bia Chequetti, Elaine Vieira, Flávia Tavares, Marina Wodewotzky, Paula Ragucci, Thiago Perin, Virgínia Luz).

 

E muito obrigada a você que nos acompanha, que curte, comenta, compartilha... espero que estejamos juntos nesta caminhada por muito mais tempo. Sempre ao redor da mesa. Partilhando prazeres e alegrias. <3

 

É com um tradicional bolo brigadeiro que eu assopro velinha hoje. Vem! ;)

 

 

Ingredientes

 

p/ bolo

 

1 xícara de chá de água

1 1/4 de xícara de cacau em pó

1 1/2 xícara de açúcar

4 ovos

1 xícara de óleo

1 colher de extrato de baunilha

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

uma pitada de sal

 

p/ recheio e cobertura

 

200g. de chocolate meio amargo 70%

130 ml. de creme de leite fresco

suco de laranja

 

p/ brigadeiros

 

200g. de chocolate meio amargo 70%

1 lata de leite condensado

1 colher de manteiga sem sal

chocolate granulado para enrolar

 

Modo de fazer

 

Comece pelos brigadeiros.

Disponha todos os ingredientes em uma panela e, em fogo baixo, mexa até que ele comece a se soltar e você possa ver o fundo da panela. Despeje num prato untado com manteiga, espere esfriar e leve à geladeira. Reserve.

Para o bolo, ferva a água e dissolva o cacau em pó em um recipiente grande. Depois, misture o açúcar e adicione os ovos (um a um), misturando sem bater muito.

Acrescente o óleo e a baunilha na sequência. Mexa bem e adicione os ingredientes secos à mistura, incorporando-os delicadamente. Asse em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 min. (eu assei em duas formas quadradas pequenas, mas você pode assá-lo em uma retangular 20x30 e cortar o bolo ao meio depois para rechear).

Enquanto o bolo assa, faça a ganache do recheio. Esquente, sem deixar ferver o creme de leite e junte ao chocolate em pedaços, mexendo sem parar até que tudo esteja homogêneo. Reserve.

 

Quando os bolos estiverem prontos, espere esfriar e, com cuidado, corte-os ao meio, molhe-os com suco de laranja e entre as partes, adicione a ganache de chocolate.

Disponha ganache também por cima. Leve à geladeira.

 

Enquanto seu bolo gela, enrole os brigadeiros com as mãos molhadas para não grudar, passe pelo chocolate granulado e, ao final, disponibilize-os sobre o bolo.

Seja feliz! :)

 

 

 

 fotos - Bia Chequetti

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload