Coentro

Originário da região leste do Mediterrâneo e do Oeste da Ásia, aqui no Brasil, o coentro é muito utilizado no Norte e Nordeste.
Fora daqui, a gente vê muito o coentro nas cozinhas indiana, chinesa, portuguesa, mexicana, peruana. Além das folhas, as sementes de coentro também são muito usadas na cozinha – na fabricação de pães, embutidos e picles, por exemplo.
O coentro é uma erva de muita personalidade; logo diz a que veio. Tem um sabor e um aroma muito característicos. Normalmente usado como tempero, pra dar frescor aos pratos, o coentro vai muito bem com peixes, moquecas, farofas... as sementes são muito usadas para marinadas de carnes.
Se você tem uma hortinha em casa ou pretende fazer uma, o coentro é uma boa opção. Deve ser cultivada no sol ou a meia sombra e até suporta alguns dias de estiagem, mas não o encharcamento.
Na receita que trago hoje, ele é o protagonista. Quem me deu essa dica foi uma piauense, uma colega jornalista, a Teresa. É um patê de coentro.
Super fácil de fazer e muito prático, você pode usá-lo para comer com pão, torradinha ou ainda com legumes cortados em palito, como cenoura, pepino para uma entrada e por que não para uma salada, né?
Aproveite! Patê de coentro
Ingredientes
1 maço de coentro
1 copo de iogurte natural sem o soro
1 copo de requeijão (pode ser tofu ou cream cheese)
sal e limão a gosto
Modo de fazer
Pique muito bem o maço de coentro (utilize os talos também), misture aos outros ingredientes e leve à geladeira. Simples, prático e cheio de sabor! :)
A foto é do site Vida Ativa.
Aqui, você confere o bate-papo com Petria Chaves.
#coentro #ervas #hortaliça #cozinhacordialnoradio #patê #gastronomiaafetiva #frescor