Recentes

Purê de mandioca com frango ao molho


Eu já disse aqui que esta Cozinha recebe apoio e incentivo de muita gente querida. São amigos que me acompanham muito antes da ideia desta Cozinha existir e, que por isso, estão comigo desde o seu nascimento.

Um deles é a Marina Wodewotzky. Fiz a receita de hoje pensando especialmente nela. Sim, porque de todas as pessoas que conheço, ela certamente é a que mais gosta de purê nessa vida.

E como ela me ajudaria (mais uma vez) numa sessão de fotos para o site, por que não fazer esse mimo, né?

Uma aconchegante e macia cama de purê de mandioca para um frango ao molho é o que você vê saindo desta Cozinha hoje. Quem resiste? ;)

(rendimento - 3 pessoas)

Ingredientes

p/ purê

800g. de mandioca

120g. de manteiga sem sal

1 xícara de chá de leite quente

sal

pimenta do reino

noz-moscada

p/ o frango

1 Kg. de sobrecoxas de frango

2 cebolas roxas grandes

3 dentes de alho grandes

1/4 xícara de chá de tomilho fresco

3/4 xícara de chá de vinho tinto seco

1 cenoura grande cortada em brunoise (em pedaços bem pequenos e uniformes)

1 alho poró cortado em brunoise

salsinha a gosto

sal

pimenta do reino

azeite

Modo de fazer

Depois de cozida a mandioca (em panela de pressão por 5 min. depois de começar a chiar), amasse-a bem e em fogo baixo, acrescente a manteiga e o leite aos poucos, a medida que a mandioca for absorvendo-o. Tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto. O purê estará pronto quando estiver em ponto de creme firme (porém macio) e uniforme. Para ficar brilhante, acrescente um pouco mais de manteiga se precisar. Reserve.

Para o frango, tempere as sobrecoxas com sal, pimenta do reino, tomilho. Acrescente o vinho, cubra com papel filme e deixe descansar na geladeira de um dia para o outro. Passado o tempo de marinada, em uma panela grande aquecida, acrescente azeite e coloque as sobrecoxas (sem o líquido da marinada e bem secas) na panela para selar. Deixe o frango em azeite quente por 3 min. de cada lado e em seguida reserve.

Na mesma panela, acrescente um pouco mais de azeite (se necessário), coloque a cebola e quando começar a soltar água, adicione o alho poró. Quando estiverem transparentes, acrescente o alho e 1 min. depois, a cenoura. Adicione, sal e pimenta do reino a gosto (lembrando que o frango tb já tem sal e pimenta) Mexa bem para que todos os ingredientes se envolvam. Feito isso, adicione à essa mistura, a marinada do frango e mexa bem. Na sequência, coloque as sobrecoxas, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe que ele cozinhe por completo (mais ou menos 40 min.), mexendo de vez em quando.

Frango cozido, desligue o fogo, acrescente salsinha a gosto para finalizar. Faça uma macia e aconchegante cama de purê para o frango e acrescente molho a gosto. Seja feliz! :)

#frango #mandioca #inverno #cozinhacordial #gastronomiaafetiva #frangoaomolho #purê