• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Torta de cereja

17/05/2016

Quem vê as fotos do post de hoje não pode nem imaginar as cenas de seus bastidores... senta, que lá vem a(s) histórias! Hehe...
Quem nos acompanha sabe que a cozinheira aqui tem suas limitações quando o assunto é doce. Mas, eu não largo o osso, ainda mais quando é algo que está aqui dentro da caixola. 

Essa torta foi feita com cerejas frescas. Então, não sei qual seria o resultado se fossem usadas congeladas, ok? (vale o teste).
Eu arriscaria substituir por amoras, caso você não encontre cerejas.

 

Para aproveitar uma boa oferta de cerejas na feira, essa torta me meio à cabeça. Mas, ela não veio inicialmente como a apresento neste blog. 

No meu mundo das ideias, ela veio com uma massa bem crocante, um creme de limão como base e as cerejas por cima, finalizada com um entrelaçado de massa. Parece bom, não? Pois é, mas não deu certo. :(

Ficou com um gosto bem forte. Não sei se pela quantidade excessiva de cerejas ou se pelo fato de ter feito delas uma geleia rústica antes de levar ao forno... enfim, ficou linda, mas ruim, gente.

 

Então, partiu plano B. Pesquisei algumas receitas de torta de cereja e todas as que li usavam as cerejas frescas cruas, sem nenhuma base de creme. Mas tinham sim um quê de limão. Ok, entendido.

O resultado você confere logo abaixo.

A receita da massa eu tirei do "400g - técnicas de cozinha", livro base do curso que fiz na Wilma Kövesi. Dados os devidos créditos, vamos pra cozinha?

 

E sim, a minha torta é quadrada. Não importa, coma torta! :)

 

Ingredientes (serve 6 pessoas)

 

p/ massa

 

220g. de farinha de trigo

100g. de açúcar de confeiteiro

130g. de manteiga sem sal gelada, em pequenos cubos

¼ de xícara de água bem gelada 

1 ovo

sal

1 gema para pincelar

 

 

p/ recheio

 

600g. de cerejas frescas sem caroço

4 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de farinha de trigo

raspas e suco de 1 limão siciliano

 

 

Modo de fazer

 

Peneire farinha, sal e açúcar. Junte a manteiga, incorporando-a com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e vá acrescentando a água gelada até formar uma massa concisa. Enrole em papel filme e deixe descansar na geladeira por 30 min.

Depois disso, abra a massa com rolo em uma superfície protegida com papel filme e em seguida, forre uma forma (de fundo removível ou não) com ela. Depois disso, faça furos em toda massa ou forre-a com papel manteiga e use algum peso sobre ele - feijão, por exemplo, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que fique dourada. Reserve.

Abra o restante da massa com o rolo e corte tiras de massa para formar um trançado. É mais fácil fazer isso antes de sobrepor a massa no recheio; assim, você cobre a torta já com o trançado pronto e não corre o risco de sujar a massa com recheio durante a feitura do trançado. Reserve.

Junte todos os ingredientes do recheio e disponha sobre a massa pré-assada. Em seguida, arrume o trançado sobre a torta, pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que o recheio esteja borbulhando e a massa bem dourada.

Deixe descansar por aproximadamente 1h30min e sirva. Sozinha é bem boa. Acompanhada de sorvete ou de creme batido também fica bem gostosa. :)

 

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload