• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Arroz de bacalhau

22/03/2016

Fui criada comendo tudo. Meus pais educaram a mim e a meu irmão que se deve comer o que se tem no prato, principalmente estando fora de casa. "Na casa dos outros não tem essa de não quero, não gosto. Está no seu prato, coma". 

Isso rendeu, no mínimo, boas histórias... que ficam para um próximo post.

 

Bem, comecei falando sobre isso porque nessa época do ano, além do chocolate, o bacalhau é rei em almoços de família. E eu nunca dei muita bola pra ele, na verdade. Quando criança, não curtia a textura, nem o sabor. Mas, comia mesmo assim. (hehe...) Minha mãe fazia ao forno com batatas e para acompanhar, um feijão de coco maravilhoso. Esse sim, eu comia com gosto. :)

Os anos se passaram e meu paladar foi mudando. Não posso dizer que sou uma grande apreciadora de bacalhau, mas gosto do prato, em suas diversas formas.

Resolvi, então, fazer um arroz de bacalhau para aproveitar a páscoa e também para homenagear essas memórias.

Ele ficou bem úmido e suculento. Vale a pena investir no prato, gente. Vem!

 

Ingredientes

 

1 xícara de arroz branco

2 cebolas médias picadas

6 dentes de alho picados

3 tomates maduros sem pele

500g. de bacalhau dissalgado e em lascas

3/4 de xícara de vinho branco seco

1/2 xícara de salsinha

1/3 de xícara de amêndoas em lascas torradas

sal

pimenta do reino

azeite

 

Modo de fazer

 

Se você comprar o bacalhau salgado, precisará dissalgá-lo de um dia para o outro em água gelada, tomando o cuidado de trocar a água, pelo menos três vezes.

Depois de dissalgar, coloque-o em uma panela com água até ferver e escalde-o. Não descarte a água do bacalhau; ela será usada para fazer o arroz.

Em outra panela, frite cebola, alho e depois acrescente o tomate. Quando essa mistura estiver totalmente envolvida, acrescente o arroz, misturando bem. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Com a panela quente, adicione o vinho, misture bem e deixe que todo o álcool evapore. Acrescente, então, a água do bacalhau (2 xícaras de chá), abaixe o fogo e tampe a panela.

Enquanto o arroz cozinha, toste rapidamente as lascas de amêndoas em frigideira quente. Tome cuidado. Isso é bem rápido. Reserve.

Quando o arroz estiver praticamente cozido, mas bem úmido ainda, adicione o bacalhau em lascas, misture bem e apague o fogo.

Acerte sal e pimenta se necessário. Acrescente a salsinha, as amêndoas e sirva na sequência.

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload