• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Inspiração Santa

23/02/2016

 

(rendimento: 12 canapés)

 

No fim do ano passado, fui ao lançamento de um livro e quem estava responsável pelo coquetel do evento era o restaurante Capim Santo.

Eu pirei com uma das opções de canapés servidas, que tinha como base uma mini-tapioca hidratada com beterraba, e levava por cima queijo e espinafre.

Além de lindo, era muito saboroso. Fiquei louca pra tentar reproduzir em casa. Cheguei a conversar com uma das garçonetes do evento, tentanto decifrar os ingredientes, mas não consegui muitas informações. O jeito foi arriscar mesmo.

 

Para fazer a base, me inspirei na receita do dadinho de tapioca do chef Rodrigo Oliveira (Mocotó e Esquina Mocotó).

Em vez de hidratar a farinha de tapioca com leite, como no dadinho, usei suco de beterraba quente e não usei queijo, já que utilizaria um em cima dessa base.

Cortei depois do tempo de geladeira e assei. Com espinafre temperado, cozido e frio, misturei queijo meia cura ralado, coloquei por cima da base de beterraba e voltei ao forno até que o queijo derretesse.

Gente, deu certo! :)

O queijo que o restaurante usou não era o meia cura, com certeza. O que comi no evento tinha um sabor muito mais suave. Mas, como essa é uma inspiração e não uma reprodução, tá tudo bem!

Eu quero mais é sair por aí e me deparar cada vez mais com pessoas, músicas, pratos, palavras etc que me inspirem a criar dentro e fora da cozinha. ;)

 

p.s - o nome dessa entrada também foi criado por aqui.

 

Ingredientes

 

100g. de farinha de tapioca

200 ml. de suco de beterraba quente

1 colher de café de sal

pimenta do reino a gosto

 

1/2 maço de espinafre

100g. de queijo meia cura ralado

sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de fazer

 

Tempere a farinha de tapioca com sal e pimenta do reino e hidrate-a aos poucos para não embolar com o suco de beterraba quente. Quando começar a endurecer, despeje a mistura em uma forma coberta com plástico filme (para facilitar na hora de tirar) e cubra também com plástico filme, deixando esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, leve à geladeira por quatro horas.

Enquanto a base fica pronta, prepare o espinafre.

Depois de limpo, coloque todo o espinafre em uma panela em fogo baixo sem nada e tampe. 

Em pouco tempo, você vai perceber que ele começa a murchar. Vá virando as folhas para que 

não queimem até que tudo esteja cozido. Isso é bem rápido. Retire o excesso de água, tempere com sal e pimenta a gosto, pique-o e reserve até esfriar.

Depois de frio, misture-o ao queijo meia cura ralado.

 

Após o tempo de geladeira, a base de tapioca está pronta para ser cortada e assada. Com um molde, corte a tapioca e disponha as bases em uma forma untada levemente com azeite. Leve ao forno a 180 C por aproximadamente quinze minutos, virando de lado com a metade desse tempo para que tudo fique assado por igual.

Depois disso, disponha em cima dessa base a mistura de espinafre e queijo e volte ao forno até que o queijo derreta.

Sirva na sequência.

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload