• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Polenta mole com ragu de linguiça

16/02/2016

Se tem um prato que me coloca no colo e ainda faz um carinho, ah esse é polenta. Eu adoro.
Sei que estamos no verão. Mas, vivemos alguns dias de outono em janeiro e mesmo agora, anda fazendo noites mais frescas... uma boa desculpa pra eu fazer uma.

Considero-a muito versátil porque pode ser acompanhada por tanta coisa - carne, frango, miúdos, um belo molho de tomate, cogumelos, enfim... as combinações são muitas.
Aqui, nós vamos de ragu de linguiça. Nham...

 

Para fazer a polenta, será preciso um caldo. E se você acompanha esta Cozinha, sabe bem que jamais estragaríamos qualquer prato com um daqueles cubinhos cheios de sódio vendidos nos supermercados, certo?
O esquema é fazer o seu em casa. Reserve um dia pra isso. Congele em recipientes e não terá com o que se preocupar quando precisar de um por algum tempo. Vale muito a pena.
A querida Verena Barneschi em sua Cozinha Atrevida dá o passo a passo de como fazer caldo de legumes e caldo de frango. É só seguir a menina, gente! Vai lá! Não tem erro.

 

Bom, dito isso. Tenho certeza de que você fará em casa o seu caldo e, com isso a polenta mais gostosa da sua vida. ;)

 

Ingredientes

 

p/ o ragu

 

2 linguiças portuguesas (ou a de sua preferência)

3/4 xícara de vinho tinto seco

1 cebola roxa grande

4 dentes de alho

1 lata de tomate pelado

manjericão a gosto

orégano a gosto

sal

pimenta calabresa a gosto

azeite

1 colher de chá de açúcar

 

p/ a polenta

 

1 litro de caldo de legumes (ou de sua preferência) 

2 xícaras de farinha de milho fina (própria para polenta)

sal a gosto

 

Modo de fazer

 

Comecemos pelo ragu de linguiça.

 

Faça um corte superficial de uma extremidade à outra das linguiças e retire as "cascas" que as envolvem. Depois disso, corte-as grosseiramente, tomando o cuidado para não deixar pedaços muito muito grandes. Reserve.

Em uma panela, refogue a cebola picada até que fique transparente. Na sequência, adicione o alho. Depois de refogados, acrescente a linguiça e deixe fritar.

Com a panela bem quente e a linguiça cozida, adicione o vinho e abaixe o fogo. Deixe que todo o álcool evapore. Acrescente, então, o tomate pelado, amassando-os delicadamente para que fiquem pedaços. Tempere com sal, pimenta calabresa, orégano e mais azeite se precisar.

Adicione o açúcar para tirar a acidez do tomate.

Deixe essa mistura em fogo baixo por uns 15 minutos aproximadamente. Prove. Se achar que o molho ainda está ácido, acrescente um pouco mais de açúcar e deixe apurar.
Adicione folhas de manjericão a gosto. Acerte sal e pimenta. Reserve.

 

Em uma panela de tamanho médio, acrescente o caldo de sua preferência e esquente-o. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e vá acrescentando a farinha de milho aos poucos, sem parar de mexer para não embolorar.

Vá devagar até adquirir uma consistência firme (isso deve durar mais ou menos uns 20 min.) Continue mexendo, agora sem acrescentar farinha de milho, até que esteja cozida (mais uns 10 min.)

Polenta pronta. Ragu por cima e é chegada a hora de ficar feliz! :)

 

 

 

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload