• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Torta cremosa de laranja com ganache de chocolate meio amargo

22/12/2015

Você raramente vê receitas de sobremesa saindo desta Cozinha, né? Pois é... a cozinheira aqui não é muito afeita aos doces e acha que confeitaria é coisa de poeta, sabe?

Há de se ter muita precisão e ao mesmo tempo delicadeza pra confeitaria e isso, minha gente, não é pra qualquer um, não.

Eu preciso estudar muito essa área pra chegar perto do bom. Mas, faço uma coisa ou outra para os amigos porque depois que decidi estudar Cozinha, me forcei a isso.

Era muito comum em reuniões em casa pedir que levassem a sobremesa. Hoje já não faço mais isso, mas troquei um pedido por outro - "por favor, não esperem muito da sobremesa".

 

Pois bem, depois desse desabafo, digo a vocês que a receita de hoje estava em minha cabeça há algum tempo. Mas, sempre pensava: qual a possibilidade de uma sobremesa que está na minha cabeça dar certo?

Não foram raras as vezes que deu muito errado! Dessa vez, porém, a receita saiu e foi aprovada pelos convidados. :)

Hoje, sai daqui uma torta cremosa de laranja com ganache de chocolate meio amargo.
 

 

Ingredientes

 

Massa

220g. de farinha de trigo

100g. de açúcar de confeiteiro

25g. de cacau em pó

130g. de manteiga sem sal gelada, em pequenos cubos

1 ovo

sal

 

Recheio

1 lata de leite condensado

suco de 1 limão siciliano

suco de duas laranjas

raspas de laranja

4 gemas

 

Ganache

2 barras de chocolate meio amargo

1 xícara de chá de creme de leite fresco

 

Modo de fazer

 

Peneire farinha, sal, açúcar e cacau. Junte a manteiga, incorporando-a com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte até formar uma massa concisa. Enrole em papel filme e deixe descansar na geladeira por 30 min.

Depois disso, abra a massa com rolo em uma superfície protegida com papel filme e em seguida, forre uma forma de fundo removível com ela. Depois disso, faça furos em toda massa ou forre-a com papel manteiga e use algum peso sobre ele - feijão, por exemplo, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que fique dourada. Reserve.

 

Enquanto a massa descansa, misture todos os ingredientes do recheio e observe que após colocar o suco de limão, a mistura torna-se um creme espesso. 

Recheie a massa com esse creme e leve ao forno novamente até que se formem algumas pequenas bolhas nas extremidades; o centro fica um pouco mais cremoso. Tire do forno e reserve. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo seis horas.

 

Para a ganache, aqueça o creme de leite em fogo baixo e junte o chocolate meio amargo picado. Misture os dois ingredientes até ficar homogêneo.

Retire a torta da geladeira e jogue a ganache com cuidado por cima do creme de laranja. Leve novamente à geladeira.

Quando estiver totalmente fria, hora de comer. :)
 

 

 

 

 Fotos: Marcell Hernandes

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload