• Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Risoto de costelinha

01/12/2015

 

Essa não é a primeira receita com porco que você por aqui e certamente não será a última. Esta Cozinha é uma grande apreciadora desta carne, injustiçada por tanto tempo pela ciência e pelos modismos do nutricionismo.

Hoje sabemos quão saudável é esse tipo de proteína, e ainda, que não é mais gordurosa ou menos segura que os outros tipos de carne. 

Bom, dito isso, vamos à nossa receita!

 

Ingredientes

 

500g. de costela suína

4 cebolas

3 tomates

1 alho poró

350 ml. de cerveja escura

200 ml. de vinho branco

suco de duas laranjas

sal

pimenta do reino moída na hora

tomilho

3 xícaras de arroz arbóreo

azeite

150g. de manteiga sem sal

queijo parmesão ralado na hora

salsinha 

 

Modo de fazer

 

Tempere a costelinha com sal, pimenta do reino e tomilho e deixe-a descansando lindamente em um recipiente com o suco das laranjas por 12 horas na geladeira.

Feito isso, pique duas cebolas e frite-as em azeite em uma panela de pressão. Quando estiverem suadas, acrescente os tomates picados e sem pele. Quando o tomate já estiver totalmente envolvido nesse refogado, adicione as costelinhas. Misture bem e quando começarem a mudar de cor, acrescente a cerveja escura.

Feche a panela e quando começar a chiar, conte 15 minutos e desligue. Deixe sair toda pressão da panela, abra e deixe esfriar.

Retire as costelinhas e desfie-as. Reserve. Esse caldo, acrescido de água, será usado em nosso risoto.

Hora de fazer nosso risoto! Em uma panela, em fogo alto, acrescente azeite e frite 2 cebolas picadas e o alho poró picado. Acrescente o arroz e siga mexendo sem parar em fogo alto. Quando essa mistura estiver totalmente envolvida e bem quente, adicione o vinho e siga mexendo até que todo álcool evapore.

Depois disso, vá acrescentando o caldo da costelinha quente (sempre!) e mexendo. Tempere a mistura com sal e pimenta e vá adicionando caldo sempre que o arroz tiver absorvido todo líquido.

Alguns minutos antes do arroz chegar ao ponto certo, acrescente a costelinha desfiada e continue mexendo. Arroz no ponto, desligue o fogo, acrescente a manteiga, o queijo ralado e a salsinha.

Prove e acerte o sal, se necessário.

 

Aviso - Depois de se deliciar, você vai querer refestelar-se. Seu corpo vai pedir por isso.

 

 

 Fotos: Marina Wodewotzky

 

Please reload

Recentes

29/09/2019

15/09/2019

18/08/2019

02/06/2019

Please reload