Recentes

Pão rápido e geleia de pimenta


Sempre achei o preparo do alimento algo mágico e, por isso, muito longe de qualquer obrigação doméstica. Mas, a feitura do pão, a transformação por que passa a mistura água e farinha me encanta demais.

Bom, esse ano resolvi que faria pães a partir de fermento natural. Na mesma época, uma amiga me presenteou com um livro - o Pão Nosso, do Luiz Américo Camargo. Pensei - "era o que precisava para começar". Pois bem, foram algumas tentativas e... nada! :( Resolvi dar um tempo para tentar novamente. Quem sabe essa seja uma resolução para o ano novo, né? O post de hoje traz a receita de um pão que não leva fermento (faço-o com uma certa frequência) e também de uma geleia de pimenta que é um hit entre os amigos. Todos adoram.

Faça e comprove!

Pão rápido

Essa receita foi tirada do livro "Pão Nosso", de Luiz Américo Camargo. (O autor chama de pão da hora). Muito simples e prática, é uma excelente opção para servir como entrada aos seus convidados e também uma boa alternativa pra aquele dia que você acorda disposto e com uma vontade louca de comer pão quentinho. É uma delícia!

Ingredientes

2/3 xícara de chá + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (branca ou integral)

60 ml de água

1/4 colher de chá de sal

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea.

Sove-a por cinco minutos e deixe descansar por 30 min.

Depois disso, divida a massa em seis partes iguais e abra-as com um rolo para massa, tomando o cuidado de fazer isso sobre uma superfície enfarinhada.

Tire o excesso de farinha dos discos, dando leve batidinhas. Na sequência, coloque-os, um a um, em uma frigideira de fundo grosso pré-aquecida (e depois mantenha-a em fogo brando), deixando 1 min. em cada lado aproximadamente.

Retire o disco da frigideira e coloque-o diretamente sobre uma boca do fogão acesa. Ele vai inchar. Vire o lado e deixe cozinhar por alguns instantes.

Coloque sobre um prato e cubra-os com um pano. Isso os deixará aquecidos até o momento de servir.

Geleia de pimenta

Ingredientes

2 pimentas-dedo-de-moça

200 ml de suco de laranja natural

1 xícara de chá de açúcar

1 maçã grande sem casca ralada

1 dente de alho inteiro descascado

1/4 colher de chá de sal

Modo de preparo

Corte as pimentas ao meio, retire as sementes e pique-as em cubinhos.

Em uma panela, misture todos os ingredientes, até que todo o açúcar esteja diluído. Deixe cozinhar em fogo brando por aproximadamente 30 min. ou até que esteja em ponto de geleia. Retire o alho e descarte.

Transfira para um recipiente de vidro, deixe esfriar e em seguida leve para geladeira.

fotos: Paula Ragucci

#pão #geleia #pimenta #geleiadepimenta #cozinhacordial #receita